BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


As TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA
(Pierre Levy)

Publicidade
LIVRO – AS
TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA

AUTOR – PIERRE LÉVY

Tradução – Carlos
Irineu da Costa

Editora – 43 Ltda.





As relações entre os homens, o trabalho, a própria
inteligência dependem na verdade da transformação incessante de dispositivos de
informação mais do que dos outros tipos como a escrita, leitura, visão,
audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais
avançada.

No século XX foram feita elaborações reflexões
profundas sobre motores e máquinas nas operatrizes, mas contudo não se pode
mais conceber o mundo sem a informatização de modo geral, e como exemplo: as
pesquisas científicas sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas
divisões entre experiência e teoria, o ensino a distância que esta
proporcionando tantos benefícios a pessoas que não tem como freqüentar
diariamente um curso presencial, a telefonia que muitas vezes ajuda e salva
vidas e nos traz o mundo virtualmente falando ao nosso lado, enfim acho que
preencheria algumas paginas com os benefícios das “tecnologias da
informatização”. A correta e precisa tradução de Carlos Irineu da Costa ilustra que um dos principais agentes de
transformação das sociedades atuais é a técnica, ou melhor, as técnicas, sob
suas diferentes formas, usos diversos e as complicações que têm sobre o cotidiano
e sobre nossas atividades, e com um agradavel texto
para uma base técnica, escrito em linguagem clara e regular; na relação entre Educação e
Comunicação, quase sempre a educação é reduzida, escola e livro que há
vários séculos organizam o sistema educacional.

Na França nos
anos 80 informatizaram as escolas, mas com material de péssima qualidade entre
equipamentos e softwares, foi decepcionante, pois pensavam num trabalho audiovisual,
que teoricamente seria muito bom, mas não foi, pois os professores não foram instruídos
adequadamente e os software escolhidos aleatoriamente, programas rudimentares,
muito dinheiro, tempo e mão de obra perdida, pois não houve um planejamento que
é necessário ter e orientação em todos os sentidos; a tecnologia pode e ajuda
muita na educação desde que se faça com projetos.

Atualmente se vê e ouve tecnologia da impressão,
tecnologia da indústria, tecnologia da agricultura, agricultura da informática,
Pierre Lévy diz: “O cumulo da cegueira é atingido quando as antigas técnicas
são declaradas culturais e impregnadas de valores enquanto as novas são
denunciadas como bárbaros e contrarias a vida”. Alguém condena a informática e
não pensa nunca em criticar a impressão e menos ainda escrita isto porque a impressão
e a escrita são técnicas tanto quanto a informática. Através do computador
estamos conseguindo perceber o mundo, isto não são apenas um plano teórico,
processos cognitivos através de leitura informática, pois essa experiência pode
ser estruturada também pelo computador; quando surgiu o telegrafo e o telefone
serviram para pensar na comunicação em geral, portanto vamos pensar agora além
da comunicação também na educação em conjunto. O desafio que a discussão coloca para a educação não se
resume apenas na apropriação de um conjunto de regras tecnológicas, outros
modos de ver, de ler, de perceber e principalmente de representar. A escola muda quando revê o conceito de
cultura e permite a entrada da ciência e da tecnologia, tanto como de
dispositivos que implicam em incorporar as novas tecnologias de comunicação e
informação como tecnologias intelectuais – se referindo diretamente a Lévy e na
hipótese da compreensão . Mas, como poderíamos entender o circulo comunicativo diário
para além da discussão teórica? Para não reduzir a riqueza e a inovação do
termo pode-se dizer que: esses sistemas mentais poderiam ser também técnicos.
Entretanto, admite-se que as novas tecnologias nos auxiliam a perceber que não
há uma única forma de estruturar o pensamento, a idéia, a percepção e
principalmente a representação é uma das discussões que a comunicação está
travando hoje com as tecnologias e com a produção de conhecimento. Entretanto,
ainda precisamos discutir coletivamente e decidir que o respeito às diferenças
não eliminam o respeito à vida. Perceber que há várias verdades sobre um mesmo
tema e idéia não é desrespeitar o outro, ao contrário, é respeitar o outro – é
respeitar seu processo, sua história, seu cotidiano e principalmente como esse
outro conseguiu sobreviver nesta sociedade contraditória, confusa e muitas
vezes até desumana .



Resumos Relacionados


- Http://teses.eps.ufsc.br/resumo.asp?3147

- O Papel Da EducaÇÃo A DistÂncia Na MatemÁtica Aplicada No Dia A Dia

- Www.educatecno.com

- A Informática Como Aprendizado

- Conhecimento De Informática



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia