Super-8 (Crítica)
(mutantexis.com)
Direção e Roteiro: J. J. Abrams.Elenco: Joel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler, Riley Griffiths, Ryan Lee, Noah Emmerich.
A trama conta a história de um grupo de garotos fazendo um filme caseiro sobre zumbis. Durante uma filmagem numa estação de trem, eles testemunham um acidente de um trem de carga – acidente um tanto exagerado, diga-se de passagem. Não é preciso ser doutor em física, para saber que um carro atravessado nos trilhos não provoca um choque suficiente para fazer todos os vagões voarem e explodirem. Mas tudo bem, estamos no cinema e a pirotecnia faz parte do show.
O acidente atrai vários oficiais das forças armadas, que começam a circular pela região buscando algo que não informam o que é; Enquanto isso, sucessivos apagões acontecem na cidade, os cachorros fogem e pessoas desaparecem misteriosamente. O mistério em torno da situação provoca o pânico na população, que cogita até mesmo o envolvimento dos russos. Só quando a filmagem é revelada, os garotos descobrem do que se trata.
O filme traz inúmeras referências, especialmente de grandes clássicos de Steven Spielberg (que também é produtor do filme). Impossível não lembrar de “Os Goonies” vendo o grupo estereotipado de protagonistas: há o adolescente com problemas familiares, o gordinho impopular, o medroso, o bobalhão, o maníaco por explosões, e a menina do grupo, que disputa as atenções dos outros.
Também há referências a E.T. e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, com a diferença de que o alienígena não é tão amigável e provoca um belo estrago por onde passa. O diretor acerta ao manter a curiosidade da plateia o filme todo, mostrando o alien em takes rápidos ou apenas por partes, garantindo alguns sustos. O roteiro é bem amarrado e mescla perfeitamente o suspense sobre o monstro, com o drama do garoto que perdeu a mãe, a ação nas perseguições e alguns toques de humor.
O filme é cheio de clichês, o que não chega a ser um ponto negativo: todos eles estão ali de propósito. Só o final é que pode decepcionar, mas sem comprometer o filme como um todo. Quando os créditos subirem, espere um pouco para sair da sala: uma divertida surpresa ficou reservada para o pós-filme.
Resumos Relacionados
- Saneamento Básico
- O Exterminador Do Futuro- A Salvação
- Analise Do Filme Crepusculo
- Lilo E Stitch- O Livro Do Filme
- Filme Sempre Ao Seu Lado
|
|