BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Ideologia Alemã
(Karl Marx e Friedrich Engels)

Publicidade
A Ideologia Alemã*Karl Marx e Friedrich EngelsEm “A Ideologia Alemã” Marx caracteriza a ideologia, não separando a produção das idéias e condições. Marx aponta para o fato de que, para estes filósofos, as transformações da sociedade se originam somente no plano do pensamento e nunca alcançam a realidade concreta.Marx examina como ideólogos os pensadores franceses e ingleses.Franceses: ideologia política e jurídica.Ingleses: economia.Ideólogos alemães: filósofos.De modo que, as formas ou modalidades de ideologia são determinadas por condições sociais nas quais se encontram os pensadores.Marx dirige duas criticas aos principais ideólogos alemães:A primeira é a de que seus filósofos criticaram apenas um aspecto da filosofia hegeliana, ao invés de atacá-la como um todo; A segunda critica diz respeito ao fato de que os ideólogos tomaram aspectos da realidade humana, transformando-os em universais.Segundo Marx para compreender a ideologia alemã é preciso se sair da Alemanha, fazendo-se a própria ideologia um dos aspectos da historia.Da série Marxismo, a Ideologia Alemã é considerada um dos mais importantes livros escritos por Karl Marx e Friedrich Engels, sendo concluído seu manuscrito em 1846."Abandonamos tanto mais prazerosamente o manuscrito à crítica roedora dos ratos, na medida em que havíamos atingido nosso fim principal: ver claro em nós mesmos."* A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas.



Resumos Relacionados


- O Que é Ideologia - A Concepção Marxista De Ideologia

- Ludwig Feuerbach – Filósofo Alemão (vida E Obra)

- IntroduÇÃo À CrÍtica Da Filosofia Do Direito De Hegel - Ideologia AlemÃ

- A Ideologia Alemã

- Una Introducción A Karl Marx



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia