Hospi(cio)tal
(Miguel M. Abrahão)
Comédia
teatral em dois atos escrita por Miguel M. Abrahão em 1978 e publicada, pela
primeira vez, em 1982. Vinculado à estética do Teatro do Absurdo, com grande
influência de Eugéne Ionesco e Fernando Arrabal, o texto é atemporal.
Em
uma clinica médica em algum edifício da grande São Paulo, a Dra. Jatobá
juntamente com a sua enfermeira Srta Gladys, aguardam, ansiosamente, a visita
de renomados pesquisadores para a grande palestra na qual a médica repassará
seus conhecimentos laureados com o Prêmio Nobel. Contudo, na sala de espera,
apenas um paciente, com problemas no ouvido esquerdo, aguarda por seus
cuidados.
Recusando-se
a acreditar que não havia cientistas disputando seu saber, Dra. Jatobá passa a
afirmar que o solitário paciente, Grivaldo Grisonaldo, é uma farsa e fora
enviado por seus inimigos para desmoralizá-la. A partir daí, a história,
ancorada na estética do teatro do absurdo, ganha uma reviravolta surpreendente.
Grivaldo aceita entrar no jogo da médica e da enfermeira, porém agora são elas
que não acreditam ser ele um renomado pesquisador e passam a afirmar que o
rapaz está muito doente e precisa de uma cirurgia urgente. A operação é
realizada à revelia do paciente e, assim, novos e hilariantes acontecimentos
modificam o rumo da história.
Encenada
em 1978, no Teatro Paiol e tendo a veterana atriz Lélia Abramo no papel de
Jatobá, a peça pode ser considerada como marco inicial do gênero Teatro
besteirol no Brasil. Durante anos, o texto foi dado como perdido pelo autor. Em
2007, uma cópia foi encontrada, na íntegra, nos arquivos da Censura Federal e,
atualmente, encontra-se editada pela editora Agbook.
Juntamente
com O Descasamento e O Ônibus, constitui-se numa das poucas incursões
conhecidas do autor na estética própria do teatro do absurdo, uma vez que ele
sempre optou por comédias de costumes ou romances históricos.
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