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Desejos E NECESSIDADES DO CONSUMIDOR
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Necessidades não satisfeitas representam
oportunidades de negócios

Para
que haja sucesso nos planos de Marketing de determinado negócio, é muito
importante conhecer como se comportam os consumidores. Nem todas as pessoas
possuem os mesmo desejos, o mesmo perfil e o mesmo comportamento no momento da
escolha por um determinado produto ou serviço. Também se faz necessário
conhecer com dados concretos o que os clientes pensam a respeito destes mesmos
produtos e serviços prestados. É conhecendo o perfil de cada consumidor que
poderemos fidelizá-lo, bem como conquistar novos clientes, expandindo assim o
negócio. Daí a importância de se estudar o comportamento e o perfil de cada
grupo de consumidores aos quais queremos atuar. Para se estudar os diversos
tipos de comportamento dos consumidores, temos que tentar classificá-los em grupos. O grupo do caso
estudado (segundo a pesquisa 70% dos japoneses desejam conhecer o espaço
sideral) pode ser classificado de acordo com o grau de cultura, pois se trata
de um povo altamente instruído e desenvolvido tecnologicamente, com poder econômico alto, devido ao custo para
se subsidiar um projeto astuto como o de uma viagem espacial. Nem todos os
povos do nosso planeta, apresentariam o mesmo desejo e o mesmo sonho. Outros
até poderiam sonhar, mas isso seria economicamente inviável. Mas é claro que se
existem consumidores que tem condições econômicas para realizar este sonho,
isso significa uma oportunidade de um novo negócio. Precisamos conhecer quem se
habilitaria a experimentar os primeiros vôos para que o processo se torne seguro
e economicamente atraente para os turistas de maneira em geral. Saber o que
seus clientes querem, desejam e sonham é vital para o sucesso do negócio. Sair
na frente da concorrência é outro ponto muito valioso nos dias de hoje. Pesquisas comprovam que custa cinco vezes
mais conquistar um novo cliente do que manter o atual. Portanto, também se faz
necessário saber o que pensam os clientes já conquistados sobre os produtos e
serviços que estamos prestando. Isto é a fidelização. Hoje o Marketing não é uma função, é uma
forma de fazer negócio. Nem todos estão otimistas com relação ao futuro do
turismo extraterrestre, várias questões como segurança e custo, ainda fazem
deste turismo, bastante arriscado e um projeto bastante ousado. Mas acredita-se
que nas próximas décadas isso já será um projeto possível de se realizar. Cada
consumidor apresenta necessidades e desejos de acordo com os grupos em que
convivem. Sofremos influência, por exemplo, do estilo de música que mais
gostamos, do grupo religioso ao qual pertencemos, ou seja dos subgrupos de
referência em que convivemos. E cada negócio, para ter sucesso, precisa
conhecer o perfil de seu consumidor. Grupos podem tornar um comportamento ou
uma opinião um exemplo a ser seguido ou rejeitado. Por isso se faz tão
importante o estudo sobre o comportamento do consumidor. Nem todas as pessoas
teriam o mesmo tipo de sonhos dos japoneses do caso apresentado, poderiam
apresentar outro perfil mais específico e este perfil pode estaria relacionado
ao grupo ao qual pertence, ou pelo menos, pode ser influenciado pelo mesmo.
Conhecer este mercado a fim de satisfazê-lo, conquistá-lo e retê-lo é o
verdadeiro segredo para se conquistar o sucesso das organizações, tão almejado
nos competitivos dias atuais.



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