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A Teoria da Equidade
(Fonte: Livro Comportamento Organizacional -ROBBINS; STEPHEN PAUL)

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A Teoria da EquidadeTeoria da Equidade = justiça da distribuiçãoA Teoria da Equidade pressupõe que os funcionários fazem comparações entre seu trabalhos (o que engloba seus esforços, educação, competência e experiências. São as entradas), e os resultados do mesmo (remuneração, aumentos e reconhecimento), com os de outros funcionários, esperando receber do trabalho (resultados) o que dá a ele (entradas). Quando o resultado da comparação é igual existe um estado de equidade e o funcionário vê sua situação como justa. Sendo ao contrario o funcionário experimenta a tensão da equidade, se sentindo injustiçado.Existem quatro pontos de referencias que podem ser usados na comparação e de acordo com o escolhido aumenta ou diminui a complexidade da teoria da equidade. Próprio-interno: leva em consideração as experiências do funcionário dentro da mesma empresa.Próprio-externo: considera as experiências do mesmo fora da empresa atual. Outro-interno: leva à comparação com outra pessoa do mesmo grupo ou empresa.Outro-externo: compara-se com pessoa de fora da empresa.O referencial escolhido depende do nível de informação do funcionário sobre os mesmos e grau de atratividade do referencial escolhido para o funcionário. Funcionários com maior nível educacional ou de escalões mais altos usam mais as referencias do tipo outro-externo por terem maior conhecimento sobre as pessoas das outras empresas.De acordo com a teoria da equidade quando o trabalhador se sente injustiçado, ele naturalmente modifica suas contribuições, fazendo menos esforço; pode ainda modificar seus resultados, pecando nesse caso em qualidade; distorcem a própria imagem, imaginando que trabalham mais do que os demais; distorcem a imagem dos outros; buscam outro ponto de referencia ou abandonam o emprego.Também foi observado que os funcionários buscam a equidade na distribuição de outras recompensas organizacionais alem da remuneração, como por exemplo, status, escritório luxuosos, entre outros.Fonte: Livro Comportamento Organizacional -ROBBINS, STEPHEN PAUL



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