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Teoria da Expectativa
(Victor Vroom)

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Teoria da ExpectativaVictor VroomA Teoria da Expectativa nos diz que as ações do individuo dentro das organizações dependem do quanto ele acredita que será recompensado por isso. Sua motivação vem então de três relações distintas:Relação força-desempenho: quando o funcionário percebe a probabilidade de que certo esforço levará a tal desempenho.Relação desempenho-recompensa: onde determinado nível de desempenho leva ao resultado desejado.Relação recompensa-metas pessoais: o grau de satisfação em que as recompensas organizacionais atendem às metas pessoais e atração exercida sobre o individuo essas recompensas.Teoria da Expectativa: esforço individual ? desempenho individual ? recompensas organizacionais ? metas pessoais.O que também acontece é que alguns executivos têm limitações quanto as recompensas que pode oferecer, dificultando assim sua distribuição. Como priorizar se todos se enforcam? E ainda tem o fato de muitos executivos pressuporem que todos os funcionários são motivados pelas mesmas coisas, não diferenciando as recompensas oferecidas. Essa teoria reconhece que não existe um principio universal de motivação ou metas pessoais e que se as organizações recompensassem as pessoas por seu desempenho a aplicação na pratica da teoria seria bem mais sucedida.A essência da teoria é então, a compensação dos objetivos de cada individuo e as relações entre esforço e desempenho e metas pessoais.Fonte: Livro Comportamento Organizacional -ROBBINS, STEPHEN PAUL



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