Humanidade 5.0 E A TERCEIRA ONDA DO CAPITALISMO
(John Sviokla)
Humanidade 5.0, ela é a terceira onda do
capitalismo Magnata e Professor –
A terceira onda
O magnata e ex-professor da Harvard Business School John Sviokla,
defensor de tecnologias disruptivas, open innovation, reputação corporativa,
reputação online, escreveu lúcido artigo ”A mídia social, representa a transformação
do capitalismo como nós o conhecemos”. Para ele, os pilares do capitalismo são a absorção coletiva do risco e a
capacidade de se auto-organizar. E descreve a terceira onda do capitalismo.
Primeira onda do
capitalismo – Criar novos empreendimentos no novo
continente - a América.
Segunda onda do
capitalismo – Empreendedores individuais como Henry Ford, Louis Chevrolet (GM),
Alexander Graham Bell (At&T), Dupont, e recentemente Bill Hewlett e David
Packard (HP) e suas inovações individuais, ferrovia e telégrafo. (Demanda e
gestão)
Terceira onda do
capitalismo – Era digital – Transporte de dados, infraestrutura global, sabedoria das
multidões, inovação disruptiva e coletiva, consumo coletivo, a absorção
coletiva de risco, o financiamento coletivo… – “Um excelente exemplo é o
YouTube, fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, todos ex-alunos do
PayPal (outra empresa da terceira onda).
Há 161 anos, Marx, Engels e seus amigos falavam da criação da ”liga dos
Justos”, da sociedade Democrática para a união de todos os Povos, do Idioma
Universal, de uma sociedade nova, de sentimentos fraternais, de que todos os
homens são irmãos, de um congresso democrático global, de todas as nações
triunfar, da fraternidade universal, da liberdade do comércio, da cidade
de vanguarda, das garantias da harmonia e da liberdade, dos armazéns de
trabalho, da filosofia da miséria“ e da miséria da filosofia, da indiferença
política, da liberdade religiosa, da liberdade de consciência e da consciência
social. Confesse, não parece a nova web? Eram utopistas? Somos utopistas? Outro
mundo é possível? Seres humanos de todos os países, uni-vos! E como se tivessem
acabado de sair de uma inteligente discussão de uma rede social, marcam a
história com:
”Tudo o que era sólido e estável evapora-se, as criações intelectuais de uma
nação tornam-se propriedade comum de todas e nascerá uma literatura universal.
Confesse, eles não parecem que estão “Tweetando” hoje, agora?
Milhares de empresas já entenderam
Pepsi foi a primeira grande empresa: “Em vez de
gastar US$ 20 milhões em anúncios da Super Bowl em 2010, a PepsiCo Inc. lançou
o Pepsi Refresh Project, um site de mídia social que está distribuindo 20 milhões de dólares em
doações para projetos sociais – projetos apresentados e votados pelo público.” No
Brasil temos vários exemplos – O “A Gente Transforma – Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo” é um projeto colaborativo que faz uso das cores para despertar a
criatividade e realizar mudanças dentro de uma comunidade, elevando sua
auto-estima e colocando o poder de transformação nas mãos dos moradores.
Concepção do inventivo Marcelo Rosenbaum, o AGT propõe a mudança por meio da inclusão
social, da arte, da educação, da inclusão digital e da transformação do espaço.
SITE:
Resumos Relacionados
- O Que O Capitalismo Não é
- A Terceira Onda
- Serviço Social: Identidade E Alienação De M.l. Martinelli
- Sobre O Feminismo E Suas Ondas
- Tipos De Capitalismo
|
|