Google x FACEBOOK: A BATALHA POR ATENÇÃO DO MUNDO
(JOHN SVIOKLA)
Google x
Facebook: A batalha por atenção do mundo Se você é o tipo de pessoa que gosta de pensar
sobre onde às coisas podem estar indo sugiro que você comece a assistir a
batalha da evolução competitiva entre Facebook e Google. Ambas as empresas
querem saber quem você é a quem você se conecta. Até o momento, o Google sabe
de uma tonelada sobre o que você procura, mas apenas Facebook, Linkedin ou
outra rede social sabe seu gráfico social. A briga é velha e se acirra desde que a rede de Zuckeberg atingiu
a marca de meio bilhão de usuários no meio de 2010. Piorou quando o Google
resolveu concentrar suas forças em mais um projeto de rede social, o Google
Plus, lançado no meio deste ano. O Plus se tornou – por motivos óbvios, afinal,
ele é do Google – a rede social que cresceu mais rápido em toda a história,
embora as pessoas ainda estejam fazendo aquela clássica pergunta que sempre
acompanha o surgimento desse tipo de site: “e agora, o que é que eu faço?”
O Plus parece ainda estar pela metade porque ele realmente está. Quando foi
anunciado, o Google frisou que não era uma rede social e sim uma “camada
social” que estava distribuindo em todos seus serviços. Começou criando a sua
versão para o botão “Curtir” do Facebook (o “+1”). Forçou o Face a criar uma
divisão entre os amigos, pois havia criado, no Plus, os “Circles”, em que você
divide seu grupo de amigos em “família”, “pessoal do trabalho”, etc. e esta
semana liberou a construção de páginas de pessoas jurídicas (antes, só pessoas
físicas poderiam abrir contas). As mudanças ouriçaram Zuckerberg, que desmereceu
o novo projeto do Google como “um mini Facebook” em uma entrevista para a TV no
início da semana passada. Mas é certo que é um vai ou racha. Ou o Google acerta
de vez e desbanca o Facebook no seu próprio jogo ou cria mais um trambolho
digital que pode deixar de ser usado em poucos meses. E isso pode ser, acreditem
seu fim. Até o momento, os esforços Google em mídias sociais tem sido
marginal na Best, seu serviço Buzz não está sequer perto de Facebook, a
popularidade, e da rede social Orkut que eles compraram é popular no Brasil,
mas não tem comparação. A rede de jogos Zynga, que inclui Farmville e Mafia
Wars, é visitada por mais de 200 milhões de
pessoas por dia dentro
Facebook. Ao investir em Zynga, o Google pode ter uma chance de obter os
gráficos sociais porque os jogos mostram as conexões entre pessoas. Zynga está
pronto para criar jogos fora do Facebook e Google podem usar Zynga jogos como
um fim correr para chegar ao gráfico social. Mesmo se você não está
interessado na batalha competitiva para o mundo, você deve estar se perguntando se sua empresa
utilizando os dados sociais que está disponível para você? Â Por exemplo, se
Harvard Business Review queria, você pode adicionar o widget LinkedIn tenho
neste site que mostra todas as pessoas que você já sabe no LinkedIn que estão
trabalhando na nossa empresa Diamond. Imagine como você poderia usar isso em
sua empresa. A qualquer momento
uma pessoa uma pessoa começa a visitar seu site, e se você incentivar seus
funcionários para adicionar seus nomes ao LinkedIn, a pessoa que visita, não só
vê o seu conteúdo, mas descobrir se eles já está conectado com as pessoas
dentro de sua empresa. Esta funcionalidade social pode ser muito útil para fazer
conexões úteis. Esta é apenas uma aplicação simples, existem muitos mais. Nós
todos sabemos que os relacionamentos são de vital importância e minha pergunta é:
Como sua empresa irá tirar vantagens deste
novo mundo social?
Por:
JOHN JULIUS SVIOKLA
Resumos Relacionados
- Facbook Vs Google
- Google+
- Www.facebook.com
- Google Vs Facebook
- Google Plus
|
|