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O que é a realidade?
(Tim Crane)

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Tudo aquilo que tem existência implica que é real devido que
a menos que seja real nada pode existir.

Alguns filósofos, no entanto, consideram que há coisas reais
que não existem como, Por exemplo, algum personagem de ficção que, mesmo não
existindo, contém alguma forma de realidade.

Muitos filósofos como Bertrand Russell, (1872 - 1970) e W.V.O.
Quine, (1908 - 2001), negam que haja alguma distinção entre realidade, ser e
existência porque expressam a mesma ideia fundamentalmente.

Platão, (c. 429 - 377 a.C.), afirmou que as coisas
essencialmente reais são tipos de coisas ideais, eternas, imutáveis existentes
fora do mundo a posteriori. Já as coisas do mundo da experiência tem um menor
grau de realidade.

Tal argumentação foi rejeitada por Aristóteles, (384 - 322 a.C.).
Esse alegou que as coisas individuais ( substâncias) são as realidades
fundamentais.

A essa noção de substâncias, os monistas alegam que só há um
tipo de substância. Entre os monistas, os materialistas acreditam que todas as
substâncias são feitas de matérias; e os idealistas que todas as substâncias
são mentais. Leibniz (1646 - 1716), Berkeley (1685 - 1753), Kant (1724 - 1804) e Hegel (1770 - 1831) eram idealistas.

Os dualistas típicos sustentam que os dois tipos de
substâncias são o mental e o material. Há, entre os dualistas, os que
consideram a interação entre as substâncias mental e material e os que negam
isso. Esse dualismo, hoje, e extensamente rejeitado pelos filósofos.

O filósofo John Locke (1632 – 1704) defendia que as
propriedades não são entidades reais em si próprias, mas apenas os resultados
da classificação que fazemos dos objetos.

Aristóteles, por sua vez, argumentava que as propriedades
são entidades reais por seu próprio direito, ou seja, para relacionar tudo no
mundo deve-se incluir os objetos individuais como também listar suas
propriedades. As propriedades universais divergem com as particulares.

Tal visão é mais crível que a de Locke por explicar melhor a
natureza essencialmente objetiva da realidade e mostra como ela é independente
do sistema de classificação.



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