Métricas QUE AJUDAM A DEFINIR ESTRATÉGIAS
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Métricas que
ajudam a definir estratégias
Avaliar a presença nas redes sociais se tornou
essencial e há disponível no mercado diversos novos sistemas e plataformas de
mensuração que priorizam dados qualitativos ao invés de métricas quantitativas
tais como como números de seguidores ou registrados. O comportamento espontâneo
dos usuários é o mais importante nas mídias sociais corporativas. Monitorar
esse comportamento e responder o que estas pessoas esperam é o que gera valor
para as empresas presentes nas redes, explica Juliano Kimura, executivo da Gaia
Creative.
A ferramenta que tem se disseminado mais rapidamente nesse contexto é o Klout, da
empresa americana que permite que uma marca ou campanha de sua empresa seja
analisada em termos do público que atinge e retorna ao cliente com dados sobre
o número de pessoas influenciadas e quantas delas realmente ajudarão a
“espalhar” a sua mensagem.
Essas e outras ferramentas permitem um grau de detalhamento fornecido a
respeito do público que consome sua informação; o Klout, por exemplo, separa
perfis em 16 diferentes categorias, com base no tipo de influência gerada, o
que ajuda na definição de “networkers” inatos ou se o público atingido tenha um
caráter mais informativo, mirando perfis como “broadcaster” ou “curadores”,
além de outros perfis como “explorador”, “especialista” e “degustador”, que são
apontados com base no tipo de relação que cada um possui com seus amigos,
seguidores e leitores.
Vinculando sua marca
A Klout e outras dessas ferramentas, como Sysomos e as brasileiras Scup e Aceita ajudam empresas a localizar perfis e personalidades adequadas ao vínculo
com suas marcas.
O twitter da Claro, por exemplo, vinculou sua marca na rede ao nome do jogador
de futebol Ronaldo e hoje possui mais de dois milhões e meio de seguidores. Resumindo,
tais métricas podem apontar falhas em uma estratégica que, sob a ótica
meramente quantitativa, são bem-sucedidas.
Segundo Paula Marsilli, presidente do comitê de Métricas do Interactive
Advertising Bureau (IAB), o mais importante é que a presença da marca nas redes
tenha objetivos bem definidos para que seja possível definir e monitorar o tipo
de métricas que se quer alcançar.
Investimento e limitações
Klout é uma ferramenta gratuita, mas em geral a maioria desses softwares e
plataformas de monitoramento envolve o investimento de valores que variam entre
50 e 500 dólares, a depender do plano e volume de público envolvido. A maioria
delas ajuda a decifrar detalhes sobre o modo que o público é influenciado,
mesmo com algumas limitações, como diz Kimura: “não são capazes de detectar uma
ironia, por exemplo”.
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