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Método Montessori
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Maria Montessori (1870-1952) A visão pedagógica de Maria Montessori era a de que o potencial para aprenderestá em cada um de nós.Ela foi a primeira mulher a se formar em medicina em seu país, a Itália, etambém foi pioneira na área da Pedagogia ao enfatizar mais a auto-educação doaluno do que o papel do professor como transmissor do conhecimento.Para Montessori, a educação é uma conquista da criança, pois pôde perceber queesta já nasce com a capacidade de ensinar a si mesma se lhe derem condiçõespara isso.As bases da teoria montessoriana são: a individualidade, a atividade eliberdade do aluno enfatizando o conceito de indivíduo sujeito e objeto doensino simultaneamente.Maria Montessori defendia um conceito de educação que se estende além doslimites do acúmulo de informações. A escola deve ter o objetivo de formar ojovem integralmente e este deve ser formado para a vida.Sua filosofia e seus métodos procuram desenvolver o potencial criativo desde aprimeira infância, associando-o à vontade de aprender, o que ela consideravainerente a todos os seres humanos.O método Montessori é essencialmente biológico. A prática deste se inspira nanatureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicassobre o desenvolvimento infantil. Montessori acreditava que nem a educação, nem a vida deveriam se limitar àsconquistas materiais e que os objetivos individuais mais importantes seriam osde encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e ter paze profundidade interiores para ser capaz de amar. A médica e educadoraacreditava que tais objetivos seriam os fundamentos das comunidades pacíficas.Acerca disso, argumentava que seu método não contrariava a natureza humana epor isso, era mais eficiente do que os tradicionais.Ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cadaaluno manifestar o seu potencial.Para Montessori, a criança não é mais um ser incompleto e sim um ser humanointegral, o que altera o foco da sala de aula tradicional centrada noprofessor.As escolas que ela fundou eram chamadas de: Casas das crianças; onde o aluno éque ficava em evidência.Foi nessas casas que a educadora e médica explorou duas de suas idéiasprincipais: a educação pelos sentidos e pelo movimento.



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