Marca:
Como construir e qual o momento correto de mudar?
Em qual momento deve-se mudar a marca do empreendimento? Quais os
critérios? A imagem da empresa é atual? Algumas dessas questões podem até
passar pela cabeça de alguns empresários, mas com tantos investimentos em espaço
físico e profissionais, o conceito e o desenho da marca acabam sendo relegados.
O investimento na construção da identidade é um recurso que irá trazer retorno
para a empresa. A confiança no produto oferecido inicia-se com a apresentação
da marca, portanto, é necessário estar atento e observar pontos estratégicos.
No entanto, não adianta investir na identidade visual da empresa
no início e, no decorrer dos anos, esquecê-la. A manutenção deve ser realizada
sempre que necessário, mas qual é o momento exato para mudar?
Essa é a dúvida que muitos empresários questionam ao chegarem à
agência. Na verdade o redesenho de marcas, reposicionamento total ou
parcial da identidade deve acontecer quando a identidade visual não corresponde
mais ao processo evolutivo que teve ou mesmo quando a marca deseja comemorar
uma nova fase da empresa.
Recentemente, desenvolvemos o processo para reformulação de uma
empresa especializada em promover saúde e segurança no ambiente corporativo, a
qual comemora 10 anos de existência e deseja renovar e evidenciar a nova fase.
Ao redesenhar a marca exploramos por meio do logotipo essa fase de transição e
pioneirismo no segmento no qual atuam.
Pensando na vida das pessoas para uma longevidade com mais saúde,
o estudo da nova marca foi desenvolvido para tornar-se uma marca mais lúdica,
alinhada com o seu segmento e público-alvo. Todos os detalhes foram elaborados
dentro da proposta da empresa.
Por exemplo: O desenho de estrela como símbolo surge para trazer esperança,
brilho e servir como guia direcionando as empresas e seus colaboradores para um
futuro mais saudável e promissor.
As cores para trazer mais vida. O azul do céu para transmitir leveza e
transparência. O tom mais escuro do azul, reforça a tipografia mais arredondada
e moderna. O verde como uma faixa remetendo a volta em 360 graus,
subliminarmente traz a chegada com a conquista. Como em uma maratona ou em uma
inauguração, em que o ganhador ultrapassa suas metas e conquista sua premiação.
Com o tempo envelhecemos, perdemos massa muscular, aparecem às primeiras rugas,
enfim, se não cuidarmos do nosso corpo e alimentarmos a nossa mente, com o
tempo a tendência é que percamos a nossa identidade.
Com uma empresa não é diferente. O tempo passa e muitas coisas envelhecem;
equipamentos eletrônicos ficam defasados, assim como os softwares. Com a marca
acontece a mesma coisa, portanto, deve estar sempre atualizada com as evoluções
da empresa, do mercado e público alvo, não apenas conceitualmente, mas
visualmente também e, na hora certa, realizar uma renovação, um redesenho ou um
re-posicionamento.
Não importa o segmento onde atua sua empresa. Seja único. Alinhe a proposta de
trabalho a um conceito forte, uma identidade própria e diferente dos
concorrentes. É necessário registrar a marca e tomar as devidas providências
para que no futuro não perca o que levou anos para construir.
Além disso, não entregue o coração da empresa para amadores. Seja empreendedor
do início ao fim. Invista na marca sempre, não deixe de colocar no plano ou
estratégia de crescimento os cuidados com a marca.
POR:
Hélio
Moreira (Diretor da NewGrowing Design & Branding, agência especializada em
construção de marcas
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