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As MARCAS MAIS AMADA FAZEM A DIFERENÇA
(Kevin Roberts)

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As marcas mais
amadas fazem a diferença



Você já ouviu falar
de “lovemarks”? Na tradução literal, seria “marca de
amor”. Na verdade, é bem mais do que isso. É uma marca
que cria lealdade além da razão. Ao nos depararmos com ela, a
reconhecemos imediatamente, pois faz os nossos sentidos se aguçarem e se
diferencia de outras marcas.

Esse conceito foi criado por Kevin
Roberts, atual CEO mundial da Saatchi & Saatchi, uma das maiores agências
de publicidade do mundo, que se define como uma empresa de ideias
transformadoras que favoreçam o desenvolvimento sustentável dos clientes. É autor
de três livros, dois abordando as “lovemarks”.

Em sua palestra no Fórum Mundial de
Marketing e Vendas, Kevin Roberts falou, principalmente, sobre a força e o
poder das “lovemarks”, que se sobressaem
na fase atual do marketing e da publicidade, mais defensiva e racional,
enquanto as “lovemarks” são fundamentadas
na emoção e na intuição.

Antes de mais nada, para entender a
dinâmica de marcas vencedoras e diferenciadas, é preciso que tenhamos, também,
uma atitude vencedora em nosso dia-a-dia e em nossos projetos e negócios, materializada nos seguintes pontos:

- Encare sempre a verdade. Não mascare
as coisas.

- Aja de forma rápida e efetiva.

- Reveja suas crenças sobre valores.

- Inspire a todos que puder. Com
alegria.

- Controle apenas o que for
controlável. Os negócios são complexos, cheios de normas, procedimentos,
processos, regras. Por isso, dê foco no que você quer controlar.

- Elimine tudo o que não impacte na
satisfação dos clientes.

- Meça apenas o que é importante.
Fundamental.Não precisa fazer inúmeras pesquisas e variadas medições.

Segundo Kevin Roberts, as marcas, na concepção tradicional da palavra, não existem
mais. Tornaram-secommodities. Para que uma marca se diferencie, tem que
se tornar uma “lovemark”. “As marcas não são das empresas. As
pessoas é que são donas das marcas. E os consumidores querem ser atraídos,
engajados, envolvidos. É preciso existir empatia. Os consumidores têm que estar
comprometidos com as ideias e as crenças que estão por trás de qualquer marca.
No fundo, as marcas existem para entregar algo para nós”, acentua Roberts.

Para ele, as “lovemarks” se constroem, principalmente, com amor e respeito. Uma marca não tem que ser insubstituível, mas sim irresistível
e confiável. Ex.: Ipod (tem funcionalidades iguais ou até menores do que outros
dispositivos semelhantes, mas detém 75% do mercado). O eixo de amor e respeito pode e deve ser usado, inclusive, em
todas as nossas avaliações de relacionamentos pois, conforme Kevin Roberts, 80%
de nossas decisões são definidas pelas emoções.
Se dividirmos todas as coisas em quatro
quadrantes, temos:

- Baixo respeito e
baixo amor = commodities.

- Baixo respeito e
alto amor = modismos.

- Alto respeito e
baixo amor = boas marcas.

- Alto respeito e
alto amor = “lovemarks”.

E tudo isso sem
esquecer a sustentabilidade. Que tem que ser
levada a sério, para que o mundo possa se tornar um lugar melhor para todos, do
ponto de vista ambiental, social, econômico e cultural. “Não podemos ser apenas ‘verdes’. Ter o foco somente no meio
ambiente. Temos que ser ‘azuis’. Cada um de nós tem que fazer alguma coisa para
contribuir para um mundo melhor, porém, muitas vezes, não sabemos bem o que
fazer. Comecemos pelas coisas simples, que podemos fazer em nosso dia a dia. Como,
por exemplo, ‘fazer xixi no banho’, o que contribui para evitar gasto de água
com descargas. As coisas simples podem fazer a diferença”.

POR: Kevin Roberts.

SITE: http://www.hsm.com.br/artigos/marcas-mais-amadas-fazem-diferenca



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