Resultados E PESSOAS
(James Champy)
Resultados e
Pessoas
O chairman da Dell-Perot Systems,
reconhecido como um dos maiores especialistas do mundo em questões de
liderança, gestão, mudança organizacional e reengenharia de negócios, começou o
Seminário HSM James Champy, realizado no dia 5 de agosto, afirmando que a
natureza do trabalho precisa ser repensada de uma perspectiva horizontal. “Não
pense só em vendas e marketing, mas em aquisição de cliente. É preciso repensar
a natureza do trabalho como um todo”. James Champy fez um paralelo com a
reengenharia do passado, afirmando que até hoje, quando se fala em
reestruturar, automaticamente as pessoas pensam em diminuir a equipe, e ainda
assim os dirigentes pensam que os funcionários vão se tornar mais eficientes.
Ele chamou a atenção para a questão da
sensibilidade para pessoas e o papel delas nas organizações. “Qualquer mudança
maior dentro de uma empresa, cria processos de mudança. Isso envolve diminuir
custos e melhorar desempenho”. O professor explicou que a natureza da mudança
antigamente gerava ruptura, e isso fazia com que se criticasse a falta de
sensibilidade com relação às pessoas, e que hoje a natureza da cultura da
empresa muda este quadro. “Mas isso só se percebeu nos últimos cinco ou dez
anos”, ressaltou, enfatizando que as mudanças corporativas exigem mudanças na
maneira de pensar das pessoas. Afinal, o que é preciso para mover o pensamento
das pessoas?, questionou o especialista.
Processos, tecnologia
e inovação
Para James Champy, pessoas, processos e
tecnologia se unem para inovar, inspirar clientes e para trazer excelência
operacional para organizações de alto desempenho. Ele afirmou que os valores e
as convicções que as pessoas de uma empresa têm em comum, geralmente se
manifestam no seu comportamento. Mas será que uma organização é capaz de mudar
sua cultura e/ou seus comportamentos? O professor explicou que o desafio não é
fazer um novo projeto de um processo, mas sim fazer com que uma organização
mude o seu comportamento e se adapte. “Eu acreditava que em um ou dois anos era
possível mudar a cultura de uma organização. Ao longo do tempo eu acabei
entendendo que não se muda a cultura de uma empresa, mas sim o comportamento
organizacional. Você precisa saber usar os valores e crenças para atingir
mudanças comportamentais que você quer ou precisa”.
Envolvendo o cliente - high-tech + high-touch
O professor reconheceu que a tecnologia
permitiu que as empresas se tornassem drasticamente mais eficientes e afirmou
que novos empregos serão criados por novos negócios e que os clientes continuarão
exigindo e esperando obter mais por menos. “Não estamos vivendo uma recessão,
mas um período de reestruturação econômica. Este é o melhor momento para
argumentar e fazer mudanças. “Se você quiser alcançar o cliente hoje, você
precisa alcançar os valores do cliente”.
Para Champy, uma das grandes vantagens
de épocas difíceis é que você começa a tomar decisões mais duras. Contudo,
chamou a atenção dizendo que tempos difíceis são também tempos de grandes
oportunidades, porque existe a necessidade de mudar, porque as pessoas elaboram
novos modelos de negócio, porque os modelos de negócio estão mudando: hoje são
mais enxutos e dimensionáveis.
Para Champy, é possível encontrar
ideias em muitos lugares, uma vez que inovação diz respeito tanto a processos
como a produtos. Ele acredita que a maioria dos novos modelos de negócio exige
uma combinação de alta tecnologia [high-tech] e contato intensivo com o cliente
[high-touchDurante sua apresentação, Champy destacou os seguintes princípios
que geralmente acabam esquecidos nas organizações:
• É possível encontrar ideias em muitos lugares.
Inovação diz respeito tanto a processos como a produtos.
• A maioria dos novos modelos de negócio exige uma
combinação de alta tecnologia [high-tech] e contato intensivo com o cliente
[high-touch].
• Envolver o cliente significa alinhar-se com os
valores dele – autenticidade é imprescindível.
• Existem recursos disponíveis para inovação –
mesmo em épocas conturbadas, mas decisões difíceis têm de ser tomadas.
• A eficiência pode contribuir para melhorar a
qualidade
POR: James Champy
SITE: http://www.hsm.com.br/artigos/resultados-e-pessoas
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