Como AS PESSOAS INOVAM?
(JAMES CHAMPY)
Como as pessoas
inovam?
Como ver o que outros não vêem? Para
Champy, é possível descobrir respondendo às seguintes perguntas:
• Quais são as necessidades não satisfeitas das
comunidades/clientes que você atende? Onde existem pontos falhos?
• Quais processos ou serviços você pode oferecer
para satisfazer essas necessidades?
• Você atende um mercado que pode ser organizado?
Você pode criar “comunidades”?
• Seu modelo de negócio é dimensionável? Você é
capaz de atender mercados mundiais?
Pensando fora dos
padrões
James Champy afirmou que para pensar
fora dos padrões você precisa fazer suposições sobre o modo como opera que pode
impedir sua empresa de oferecer o que os clientes necessitam. “É preciso
questionar como você avalia o desempenho de sua empresa e do seu setor. Como
você melhoraria o desempenho do seu setor como um todo? O que você pode
aprender de outros setores?”. Ele acrescenta questionando o quanto uma mudança
de “referencial” ajudaria você a pensar de modo diferente sobre os serviços que
oferece. “É preciso aprender a simplificar a complexidade”.
Para ilustrar o conceito, o professor
contou o case da empresa Partsearch, que oferece acesso a oito milhões de peças
e acessórios de mais de 560 marcas de produtos eletrônicos, eletrodomésticos,
aparelhos wireless e equipamento elétrico para uso ao ar livre. Eles perceberam
a complexidade da indústria eletrônica e a difícil tarefa de tentar encontrar
peças de reposição, então resolveram racionalizar o processo de catalogação de
um mercado caótico, prestando serviços por meio dos grandes canais varejistas e
diretamente ao consumidor. “É um serviço baseado na internet, complementado por
uma competente central de atendimento high-touch”.
Champy ressaltou que ambição é uma
característica importante para as pessoas que inovam. Para ele, intuição é
fundamental e foco é fator preponderante.“Em empresas inovadoras a inovação é
uma questão cultural, onde os riscos são tolerados e todos participam”.
Inspirando clientes
“Se você quer enriquecer a experiência
do cliente, é preciso dar mais atenção aos canais de distribuição”, afirmou
Champy. Para ele, é possível inspirar clientes lançando uma campanha de apelo
amplo, oferecendo conveniências com vários níveis de benefícios, fortalecendo
um canal de confiança, simplificando a complexidade, promovendo sempre a
autenticidade e envolvendo os clientes que ajudam a vender.
Um exemplo citado pelo palestrante foi
o da empresa Zipcar, que propicia acesso confiável e conveniente a transporte
sob demanda. Eles oferecem um novo modelo de automóvel para transporte,
incorporando com elegância recursos da internet, como comunicação wireless e
contato com comunidades online por 35 dólares por ano. “Existem cerca de 5 mil
Zipcars nos Estados Unidos, com 250 pessoas supervisionando, e funciona. Já tem
concorrentes. Isso nada mais é do que entender necessidades não atendidas”,
declarou, chamando a atenção para o exemplo de como empresas inovadoras podem
harmonizar metas de negócios com os valores dos clientes e suas comunidades.
POR: JAMESChampy
SITE: http://www.hsm.com.br/artigos/como-pessoas-inovam
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