BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Soft skills – As competências que abrem portas
(WALESKA FARIAS)

Publicidade
Soft skills – As competências que abrem portas



Na
verdade, trata-se de um termo sociológico em referência às pessoas que possuem
um bom nível de inteligência emocional (QE = Quociente de Inteligência
Emocional), sustentado por habilidades que têm impacto direto na qualidade das
relações interpessoais e que configuram a excelência na interface com o outro.
São atrativos do perfil profissional que respondem pelo sucesso ou fracasso do
processo de socialização e interação entre os grupos nas células de trabalho.

Resiliência,
jogo de cintura, comunicação acessível, empatia e otimismo são traços que
sinalizam a capacidade que o profissional tem de contornar situações e
conquistar a simpatia e o apoio das pessoas pela maestria com que lida com
elas.

Não é
raro, após reuniões mais acaloradas nas empresas, ouvir comentários a
respeito daquele profissional que consegue fugir de posturas ostensivas,
posicionando-se com maturidade e oferecendo colocações razoáveis e oportunas.
Pensam com isenção, sem melindres, pois não tomam como pessoais as posições
contrárias às suas. Esse padrão comportamental converge à estrutura das
competências sociais e é muito significativo quando avaliado pelo valor
agregado que proporciona às organizações.

O quociente emocional é um componente de fundamental importância
enquanto contribuição do profissional para o sucesso das relações de trabalho
nas empresas. Lidar com pessoas que validam os recursos advindos dos processos
de autoconhecimento e autogestão é um beneficio direto, pois em vez de
trabalharem no “self” e agirem de modo reativo ao que não os favorece,
conseguem manter um bom entendimento com as pessoas pela disposição que têm em
lidar com o outro, conquistando assim sua credibilidade.

Em um
universo onde a maioria dos problemas nas empresas advêm do entrave nas
relações interpessoais, ser mestre na arte de relacionar-se com o outro pode
configurar o abre portas para uma carreira de sucesso. Por este
motivo, as habilidades comportamentais corroboram cada vez mais o perfil do
profissional ambicionado pelas empresas. Em posições de liderança, aqueles que
conseguem incluir a percepção do outro na sua realidade, geralmente, tornam-se
referência para suas equipes e contribuem para construção de um diferencial de
conduta.

Você
consegue imaginar um gestor que, no desafio de liderar pessoas, afirme que “o
resultado prático de um grupo independe da quantidade de sorriso, de por favor,
de obrigado e de cuidados dispensados aos seus colaboradores?” Ou mesmo que
“gentilezas põem a mesa, mas não garantem o jantar”? Como construir alianças em
prol de resultados comuns sem privilegiar o engajamento? Se o ser humano por
condição natural é carente de insumo emocional e as relações para serem justas
devem oferecer troca, que ganho existe numa relação onde um não legitima o
“ser” do outro?

Sentimentos
e emoções ignorados afetam comportamentos, dificultam relacionamentos e anulam
os resultados das iniciativas inclusivas e participativas, comprometendo a
sustentabilidade das relações de trabalho. Tratar bem as pessoas,
decididamente, é e sempre será um excelente recurso em garantia à longevidade
dos negócios pessoais e profissionais.

E sobre
você? Quais dos seus traços de personalidade ilustram o conceito de soft
skills?POR: WALESKA FARIASSITE:
http://www.hsm.com.br/blog/20 11/07/soft-skills-as-competencias-que-abrem-portas/#more-12811



Resumos Relacionados


- Descarrilamento: Onde Os Profissionais Falham?

- O Poder Da Inteligência Emocional

- Marketing Pessoal

- O Rh Como Parceiro De Pessoas: As PolÍticas

- Inteligência Emocional



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia