Chaves PARA O VERDADEIRO MARKETING
(Kevin Roberts)
As chaves para o
verdadeiro marketing
Se uma lovemark é aquela que conquista a fidelidade do consumidor
pelo amor e pelo respeito, então quais serão as chaves para abrir o coração
deste cliente? Segundo Kevin Roberts, CEO Mundial da Saatchi & Saatchi, que
participou do Seminário HSM no dia 9 de junho, as chaves são a emoção, a
relevância e a autenticidade.
O Brasil tem um grande potencial em levar cada vez mais
compradores para as lojas online e consequentemente para os sites das empresas,
segundo KEVIN ROBERTS. O que não deixa de ser uma forma de trazer o consumidor
para perto da empresa. “Existem diversos exemplos espalhados pelo mundo que
mostram como as experiências de compras podem ser manipuladas por você. Não há
limites para o que você pode fazer com uma idéia simples. Você precisa
partilhar e ter relevância, a comunicação precisa ser rápida e possível de ser
colocada em qualquer tela. Somente os inteligentes e os corajosos irão
sobreviver. Você tem que ser emocional, engraçado e jovem”, comenta Roberts.
Roberts também tocou no tema Sustentabilidade durante sua
palestra, afirmando que uma marca não pode se tornar uma lovemark se ela
não for sustentável. Ele projeta a área como sendo uma grande oportunidade para
os próximos 50 anos, alertando para a mudança de linguagem e da maneira de
conversar com o cliente. Para isso, crie um movimento quando for falar em
sustentabilidade e não um plano de marketing. A Saatchi & Saatchi crirou um
grupo voltado para a sustentabilidade e trabalha com o conceito do poder
do consumidor em mudar o mundo. “Todo mundo quer mudar o mundo, mas não sabe
como fazer. Leve para o consumidor a ideia do que ele pode fazer, do que é
oportunidade e obrigação. O programa mais barato de sustentabilidade é aquele em
que cada um possa fazer a sua parte e se sentir engajado”, reforça.
Kevin Roberts finalizou sua palestra deixando alguns recados que
podem ajudar a aumentar o desempenho dos colaboradores em uma equipe e a
aumentar as chances de se tornar uma lovemark.
Responsabilidade – Você quer responsabilidade para errar, concertar e arrumar
as falhas. Por isso, delegue mais responsabilidades. As pessoas querem sim mais
responsabilidades, todos nós somos ambiciosos.
Aprenda: Compartilhe sempre o que você aprende e aprenda
mais ainda nesta troca. Lembre-se que as crianças aprendem mais rápido.
Reconhecimento: Exija e dê reconhecimento ao seu pessoal. As
pessoas gostam de se sentirem recompensadas.
Alegria: Você passa a maior parte do seu tempo no
trabalho e precisa tornar isso algo bom. Gente feliz trabalha mais duro, e se a
música for legal, o perfume bom e o ambiente agradável, melhor ainda.
Transforme o seu negócio: Com mistério e sensualidade assegure que sua
marca é irresistível. Leve todo mundo além do eixo.
Saia do seu escritório e entre no seu
cliente: Crie
empatias. Vá lá fora. Sai todos os dias. Observe, ouça, pense, tenha uma idéia,
tenha uma revelação. Leve sua agência com você a campo.
Surpreenda com o óbvio: Pense no que pode-se criar, aumentar, eliminar
e reduzir para surpreender o consumidor.
Por favor, faça as coisas acontecerem: Não faça apenas um relatório. Envolva todo
mundo quando você retornar ao trabalho.
AUTOR: Kevin Roberts
SITE: http://www.hsm.com.br/artigos/chaves-para-o-verdadeiro-marketing
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