Orkut ONTEM, FACEBOOK HOJE E AMANHÃ
(ANTONIO PEDRO ALVES)
Orkut ontem,
Facebook hoje e amanhã?
Ao que tudo indica, a virada deve acontecer já em 2011 ou no
máximo em 2012, pelas taxas de crescimento que o Facebook tem apresentado por
aqui. Tanto isso é verdade que a Ford estrelou sua campanha do New Fiesta
focada no site de Zuckerberg e com um slogan que remete a uma de suas
funcionalidades (o botão “curtir”): “Chegou o carro que o mundo inteiro está
curtindo”.
O Brasil, pelo tamanho do seu mercado e pela quantidade de horas que os
internautas ficam conectados em redes sociais, é estratégico para qualquer
gigante da internet, além de não ter os inconvenientes de se lidar com a
censura, como no caso da China, por exemplo.
O Facebook demorou a focar seus esforços por aqui, deixando espaço
para que o Orkut avançasse e se tornasse a rede social preferida dos
brasileiros. No entanto, esta realidade está mudando tão rapidamente quanto o
ambiente virtual.
Da mesma forma como se expandiu viralmente pelas universidades americanas, o
Facebook tem ganhado mais adeptos brasileiros todos os dias, o que tem sido
ajudado pelas ferramentas que o site disponibiliza para importação de contatos
do Yahoo!, Hotmail, Skype, entre outros.
O Facebook, inteligentemente, trouxe a conversa entre amigos para
o ambiente virtual, onde se pode saber de tudo sem sair de casa ou de qualquer
lugar pelo celular. E, por isso, juntou diversas funcionalidades, como o
compartilhamento de fotos, links, mensagens, vídeos, eventos, causas e muitos
outros em um único lugar, ao contrário das outras redes sociais, deixando seu
site muito mais dinâmico.
O Orkut, por sua vez, possuía até há pouco tempo apenas um scrapbook, no qual o
usuário poderia deixar mensagens para seus amigos, algo mais próximo da web
tradicional e do email do que do ambiente colaborativo da Web 2.0. Somente
recentemente o Google adicionou um espaço para as atualizações dos usuários,
mas que deixa muito a desejar se comparado com o ambiente do Facebook. A página
inicial ainda está estática, sem graça, fazendo com que os internautas se
cansem logo dela.
Por conta disso, é largamente usado por jornalistas, celebridades e políticos
(justamente aqueles que têm mais necessidade de se expor para o público em
geral). A sua capacidade de atração de usuários que desejam trocar informações
pessoais com amigos, juntamente com fotos ou vídeos, porém, é bastante
limitada.
Outro fator de diferenciação do Facebook é seu bate-papo
incorporado ao site, facilitando a troca de mensagens entre amigos - o que é
uma clara ameaça ao MSN.
É claro que ainda é uma versão bastante simples e sem muitas funcionalidades
(se comparada ao MSN), mas é somente uma questão de tempo para que o Facebook incorpore
melhorias. Um reflexo desta situação foi a reação do Messenger na sua versão
2011, com a incorporação de uma funcionalidade nova de integração do programa
com os feeds das redes sociais, tentando minimizar seu isolamento. No entanto,
esta reação tardia poderá ser insuficiente e o MSN talvez acabe seguindo o
mesmo caminho do ICQ.
Em terceiro lugar, o Facebook soube alavancar seu site mantendo-se fiel às suas
origens; ou seja, por meio da filosofia do open source, ou código aberto (que é
a base do Linux, por exemplo). Desenvolvedores do mundo inteiro passaram a usar
a rede social como uma plataforma, criando milhares de aplicativos para serem
utilizados gratuitamente pelos seus usuários.
Enquanto o Facebook atrai internautas e hospeda o aplicativo, o desenvolvedor
gera tráfego e fideliza os usuários, fazendo com que se acostumem a acessar o
site diariamente. E tudo isso foi construído tendo como base o open source, que
foi acertadamente adotado desde o início pelo Facebook.
O Orkut, por outro lado, acabou pisando muito na bola neste aspecto, já que a
toda hora uma pessoa desconhecida poderia enviar um pedido de amizade e
inúmeros perfis falsos se espalharam pelo seu banco de dados.
Inclusive, a perda de controle foi tamanha que o Google teve que
se explicar diversas vezes frente à justiça brasileira, uma vez que suas
páginas abrigavam pedófilos, criminosos, racistas entre outros. Esta situação
contribuiu para a divulgação de uma imagem negativa do Orkut no país, ao passo
que o Facebook, com sua estrutura mais reservada, não sofreu do mesmo problema.
Em quinto lugar, o desenho do Facebook e de suas funcionalidades é bastante
simples, fácil de usar e intuitivo. Quem começa a acessá-lo não demora muito
para aprender sua lógica e a se tornar um especialista no assunto.
Como parte desta estratégia de simplicidade, surgiram algumas
sacadas geniais, como os botões ”curtir” (o vedete da campanha da Ford) e
“cutucar”, que permitem aos usuários chamar a atenção de outras pessoas, mas de
uma forma irreverente. Nenhuma outra rede social possui estas inovações, o que
coloca o Facebook na frente mais uma vez.
Em conclusão, o Facebook passou a reinar sozinho no mundo das
redes sociais por ser claramente um produto superior aos outros em diversos
aspectos: acessibilidade, rapidez, simplicidade, inovação, exclusividade,
irreverência, atualização e compartilhamento.
Twitter e Myspace não rivalizarão muito com sua liderança e
deverão sobreviver porque adotaram posicionamentos claros e voltados para
segmentos específicos. Por outro lado, o Orkut está seriamente ameaçado pelo
fato de focar no mesmo público do Facebook e de oferecer as mesmas
funcionalidades, mas com um produto inferior.
AUTOR: Antonio Pedro Alves
SITE: www.mundodomarketing.com.br
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