Projeto CUIDE-SE BEM MEXA-SE MAIS
(Jaqueline GonçalvES)
INTRODUÇÃO
Que
se entende por atividade física equilibrada? Que causa a fadiga nervosa? Qual a
melhor válvula de escape para a energia emocional acumulada? Quais são alguns
dos efeitos benéficos do exercício físico? Que preocupações devem ser tomadas
ao planejar um programa de exercidos físicos? Quais são algumas das formas mais
desejáveis de atividade física. Através do projeto tentaremos esclarecer alguns
assuntos que são de grande valia para a saúde física e mental.
A
escola tem apresentado, ao longo do tempo, diversas significações no que diz
respeito à sua função social, missão e organização, de modo que, atualmente,
apresenta-se como um espaço social no qual são desenvolvidos processos de
ensino/aprendizagem que articulam ações de natureza diversa, envolvendo seu
território e seu entorno.
A
partir da década de 80, com o fortalecimento da democracia e da luta pela
cidadania no país, o trabalho educativo em saúde, vivenciado na escola, tem
avançado através da incorporação de novas concepções teóricas da educação e da
saúde, assim como na diversificação de seu campo de atuação.
Este projeto visa à integração e articulação
permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida.
O público beneficiado são os estudantes da Educação Básica, gestores e
profissionais de educação, e equipe de apoio. As atividades ocorrerão dentro
das salas de aula, na quadra poliesportiva, ou em algum ambiente social da
escola como refeitório, saguão etc.
Dentre as possibilidades abrangentes do
projeto incluir-se-ão palestras com profissionais da saúde publica ministrando
sobre assuntos como saúde bucal, educação sexual, prevenção de doenças, alimentação
e a pratica de atividade física regular, implantando assim a ginástica laboral
que será realizada pelos professores de Educação Física.
OBJETIVO GERAL
?O objetivo principal do Projeto “Cuide-se Bem Mexa-se Mais
“é conscientizar os
alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da
compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de
medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
?Compreender conceitos e procedimentos
básicos sobre atividade física, exercício, saúde e qualidade de vida e como
eles se relacionam;
? Participar de um programa de exercícios físicos;
?Levar o
aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
?Identificar
doenças causadas por falta de higiene;
?Discutir
as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
?Estimular
para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
?Adotar
hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo.
CONTEÚDOS
?Alimentação; Orientação alimentar;
?Saúde bucal;
?Educação sexual;
?Prevenção de doenças; Hipertensão, obesidade,
diabetes, colesterol, triglicerídeos, anorexia;
?Auto medicação.
?Conceitos de atividade física, exercício, saúde e
qualidade de vida, manutenção ou prevenção:
? Quais atividades físicas podem ser
benéficas à saúde; Ginástica laboral e dança:
?Como atividades físicas auxiliam no
tratamento contra doenças:
METODOLOGIA
RESULTADOS PREVISTOS
Esperamos através deste projeto demonstrar que a higiene corporal é de suma importância,
portanto, queremos que nossos
alunos sejam beneficiados, orientados e
alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre
voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os
alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local
de estudo e trabalho.A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte
de vida" e que merece
carinho e cuidados especiais.
INSTALAÇÃO
DO PROJETO
Para execução do projeto terá a colaboração de quatro
professores de área sendo dois profissionais de Educação Física e dois
profissionais de Ciências Biológicas e toda a equipe pedagógica, alunos.
Deve-se contar com a participação
de todos que estão inseridos no processo. Contar-se-a também com a ajuda da
Secretaria Municipal de Saúde, Postos de Saúde,
com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
Quanto ao funcionamento: A proposta
será desenvolvida a todos os alunos da Escola Estadual União da Chapada sem
duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares realizadas por Professores,
orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
Serão utilizados: jornais, painéis,
revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc. Será organizado de acordo com o
número de alunos de cada turma.
CONCLUSÃO
O Projeto de saúde na escola trata-se de uma iniciativa inovadora para os
alunos do campo que vai se aprimorando a cada dia sendo a saúde um assunto com grande impacto social. Muito ainda devera
ser feito para que as ações educativas em saúde superem as atividades
assistenciais permitindo assim que alunos adotem comportamentos e estilos de
vida saudáveis.
BIBILIOGRAFIA
BIBILIOTECA
DA SAUDE- Exercícios, Boa Forma e Saúde; ed. Nova Cultura1996.
SABA,
Fabio – Mexa-se Atividade Física, Saúde e Bem Estar- ed. Forte ; São Paulo
2008.
SHRYOCK,
Haroldo – Avenidas da Saúde – Casa Publicadora Brasileira, Santo André. São
Paulo. 1958.
Manual da Comunidade Escolar
Saúde Ocular-Dispinivel em:
http://visaofuturo.fde.sp.gov. br/2010/docs/Manual_Comunidade09-09.pdf
Manualde atenção da saúde do
adolescente- Disponível em:
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