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Crescimento Da Ciência Cognitiva
(DR.SAJEEV VASUDEVAN)

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CRESCIMENTO DA CIÊNCIA COGNITIVA Questões sobre a natureza da mentalidade foram feitas ao longo da existência humana. Como são idéias representadas na mente? Diferentes tipos de conceitos armazenados em diferentes partes do cérebro? É a capacidade para a linguagem inato ou aprendido? Como é a linguagem, percepção e pensamento estavam interrelacionados? Durante muito tempo essas e outras questões permaneceram na província de filosofia. O estudo empírico da cognição realmente não se estabeleceu como um campo até o século 19. Talvez, paradoxalmente, no entanto, o primeiro estágio no desenvolvimento desta ciência foi uma divisão. Por volta do início do século 20, o estudo da cognição em termos de psicologia, lingüística, neurociência, e assim por diante cada desenvolvida em uma área distinta e separada de investigação. Um hiato geral em ciência cognitiva como um todo, então, seguido, durante o período em que o behaviorismo passou a dominar psychologyÑroughly, de 1920 a 1950. Durante este período, no entanto, certos acontecimentos e idéias interagiram para formar as bases sobre as quais a ciência cognitiva moderna é construída. Um deles foi o crescimento da ciência da computação, junto com o desenvolvimento da teoria da informação de Claude Shannon e da cibernética por Norbert Wiener e John von Neumann. Outra idéia que contribuiu foi o conceito central estabelecido por Alan Turing: a de que uma máquina finita pode realizar qualquer cálculo concebível se ele passa por um número suficiente de passos. Turing também propôs o que agora é chamado de teste de Turing para julgar se um computador pode ser dito para pensar. Se um entrevistador humano é permitido questionar o computador à vontade e não pode, em seguida, distingui-la de um ser humano com base nas respostas, o computador passou no teste de Turing. O campo da inteligência artificial desenvolvido a partir dessas raízes, com os cientistas, tais como John McCarthy, Minsky Marvin, Newell Allen, Herbert Simon e como seus primeiros líderes. A importância da inteligência artificial para a ciência cognitiva estava não só na idéia de que as máquinas poderiam concebivelmente ser programados para pensar como seres humanos, mas também na idéia igualmente ousada que explicitamente descrevem os processos de pensamento, esses processos poderiam ser disponibilizados para o estudo empírico . Psicologia cognitiva surgiu como um subcampo da psicologia no final dos anos 1960. Operou-se no conceito de que o pensamento humano pode ser modelado como um programa, em uma linguagem simbólica, a ser realizada em um dispositivo computacional. O lingüista Noam Chomsky, aplicando esse conceito em seu próprio campo, demonstrou que os modelos que poderiam ter sido compatível com o behaviorismo cadeias de estímulo-resposta não poderia explicar a natureza generativa da linguagem humana. Psicólogos como George Armitage Miller e Neisser Ulric também aplicado esses conhecimentos às suas descrições de cognição. Enquanto a lingüística e psicologia e outras disciplinas continuou por algum tempo para o progresso ao longo das trilhas separadas nesses esforços, o sentimento era crescente entre os muitos pesquisadores que não única disciplina foi adequada para o problemÑthat compreender a complexidade da mente humana necessária uma combinação de diferentes métodos de estudo. Ciência cognitiva foi o resultado. É agora bem estabelecido internacionalmente como um campo próprio, com as sociedades e centros espalhados pelo mundo. Enquanto a maioria dos pesquisadores não consideram a ciência cognitiva como um todo para ser um substituto para suas subdisciplinas, a abordagem cognitivo-ciência da colaboração interdisciplinar está levando a interpenetrações produtiva entre os disciplinas. Ciência cognitiva também tem aplicações na educação e no trabalho. Na educação, pesquisadores como Jerome Bruner, salientou a construção social de modelos cognitivos e propuseram métodos para a tomada de salas de aula mais eficaz na promoção de formas de pensar melhor sobre o mundo. No local de trabalho, o campo da psicologia de engenharia baseia-se em pesquisas em ciência cognitiva para identificar típico das pessoas modelos mentais de vícios e processos. Verificou-se que as pessoas podem aprender a usar um novo dispositivo mais rapidamente e com menos erros se encaixa no padrão causal que esperam, e os cientistas cognitivos, tais como Donald Norman estabeleceram princípios de design que se encaixam as pessoas normais do modelos cognitivos.



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