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Origem DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR EMPRESARIAL
(PROFª DRª ANA CAROLINA S.B. DE ABREO e CLÁUDIA RENATA FÁVARO)

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ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL NO SETOR EMPRESARIAL

Felizmente, a imagem do assistente social como aquele profissional que deveria apenas estar disponível para amortecer conflitos entre empregados e empregadores, ouvir e solucionar problemas dos indivíduos, administrar benefícios, está sendo apagada na mente dos dirigentes das organizações empresariais.A busca agora é por uma ação moderna de gestão do Social, com foco no processo de busca de resultados mais efetivos e transparentes. Embora a natureza do trabalho continue voltada para a reprodução da força do trabalho ( afinal, estamos num sistema capitalista), o desafio é responder às novas demandas de forma ética e comprometida com a defesa da dignidade dos trabalhadores. A
origem do Serviço Social nas empresas está intimamente relacionada ao nível de
eficiência, racionalidade e produtividade impostas pelo processo de
modernização do capital.

Segundo
Netto (2001), pode se falar propriamente de Serviço Social de empresa, a partir
do desenvolvimento industrial, principalmente nos anos do ‘milagre’ mas não
exclusivamente pelo crescimento industrial, mas determinado também pelo pano de
fundo sócio-político em que ele ocorre e que instaura necessidades peculiares
de vigilância e controle da força de trabalho no território da produção.

Portanto,
podemos afirmar que nasce o Serviço Social de Empresas, com o intuito de
inserir um profissional que vigie e controle a força de trabalho nas organizações.

Para
Netto (2001), com a racionalidade burocrático-administrativa e com a
modernização conservadora, gerou, nos espaços institucionais, um novo padrão de
exigências para o desempenho profissional. Portanto, mudou o perfil
profissional demandado pelo mercado de trabalho, exigindo desse profissional um
desempenho ‘moderno’, onde os traços ‘tradicionais são substituídos por
procedimentos racionais‘.

No
contexto da modernização, no momento da criação do maior parque industrial de
América Latina, o assistente social contribui para o aumento da produtividade
no trabalho e do lucro, sendo também requisitado para atender as necessidades
sócio-econômicas dos trabalhadores, através dos benefícios sociais, para
amenizar os conflitos entre os empregados e a empresa.
Como salienta César (1999, p.170):

O
assistente social, por meio de sua ação técnico-políticas, passou a ser
requisitado para responder às necessidades vinculadas à reprodução material da
força de trabalho e ao controle das formas de convivência entre empregado e
empresa, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho.

No
controle sobre a força de trabalho, as ações profissionais são direcionadas a
exercer funções de apoio à administração do trabalho, intervindo na repressão
dos conflitos e na promoção da integração dos trabalhadores às exigências do
processo produtivo.

Quanto
às demandas profissionais no âmbito empresarial, Iamamoto (2001, p.47) afirma
que:

O
Serviço Social sempre foi chamado pelas empresas para eliminar focos de tensões
sociais, criar um comportamento produtivo da força de trabalho, contribuindo
para reduzir o absenteísmo, viabilizar benefícios sociais, atuar em relações
humanas na esfera do trabalho.

Para
a adequação do comportamento do trabalhador à lógica do desenvolvimento
capitalista, as ações profissionais se embasavam em construções teóricas
emprestadas das Ciências Sociais, transformadas em técnicas e aplicadas às
situações imediatas, legitimando assim suas funções.

O
processo de reestruturação produtiva, os avanços tecnológicos, a globalização
que acirra a competição entre empresas, no âmbito mundial, trouxeram
significativas mudanças no padrão de produção e gestão da força de trabalho,
explicitados em seguida.

AUTOR: PROFª DRª ANA CAROLINA S.B. DE ABREO e CLÁUDIA RENATA
FÁVARO

SITE: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v4n1_demandas.htm



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