Como MEDIR A EVOLUÇÃO DIGITAL?
(Priscila Zuini; de EXAME.COM)
COMO MEDIR A EVOLUÇÃO DIGITAL?
Todas as teorias e práticas
recentes de startups de tecnologia falam em conseguir fazer
ciclos rápidos de aprendizado, nos quais você vai adaptando o seu negócio até
atingir o chamado ajuste entre produto e mercado. Uma peça chave e normalmente
ignorada neste processo é a capacidade de colher métricas relevantes. Sem
métricas, você estará navegando a toda velocidade rumo ao escuro. Nestes casos,
o sucesso será por sorte e não é repetível.
A grande referência em métricas
atualmente é a prática chamada de AARRR (na tradução: aquisição, ativação,
retenção, recomendação e receita), criada por Deve Maclure, investidor de risco
e principal responsável pela aceleradora 500 Startups. Na minha opinião, as
melhores ferramentas são os suspeitos usuais: Google Analytics e Kissmetrics,
este último para mapear os chamados funis de conversão. Além deles, o Crazyegg
é interessante porque mostra o mapa de calor (onde as pessoas estão clicando
mais na sua página).
Achar um bom profissional que
atue em métricas web/mobile é bem difícil, mas por outro lado é uma boa
oportunidade a ser aproveitada se sua veia empreendedora não estiver tão
pulsante.
Seu negócio não depende só de um
produto sensacional, mas também da sua capacidade de atrair e converter
clientes de forma eficiente. Sem uma plataforma de métricas sólida (pessoas, estratégias
e ferramentas), o processo de “criar, medir e aprender” deixa de existir e
empreender se torna uma aventura não só de risco, mas de sorte.
Site: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-espec ialista/noticias/como-medir-a-evolucao-de-um-negocio-digital
Autor:Priscila Zuini, de EXAME.COM
Resumos Relacionados
- E-métricas De Biblioteca E Informação Profissionais: How To Use Dados Para Gestão E Avaliação Ele
- 10 Razões Pelas Quais Empresários Online Obtêm Sucesso Ou Falham
- Blog Sobre Marketing De Resultados
- Máquinas - Formulário Técnico
- Como Atrair Pessoas Para Meu Site?
|
|