As Quatro Fases do Apostador Compulsivo - Um Estudo Abrangente
(Maestro1982)
Os jogos de azar e seus problemas
associados não são novos para o mundo. O jogo é tão velho quanto Matusalém e
também foi um dos motivos que levou à queda e à ruína da Babilónia, facto que
remonta a 3000 anos aC. As loterias existem desde a Idade Média na Europa e a
primeira loteria a receber as bênçãos de um governo remonta a 1566, pela então
monarca Rainha Elizabeth I da Inglaterra. Podemos encontrar os problemas de
jogo no texto hindu Mahabharata e de Dostoiévski, um escritor russo, que em
1866, estava tentando pagar suas dívidas de jogo, escrevendo um romance denominado
Gambler. Estão a ser aprovadas legislações ??em todo o mundo para legalizar o
jogo sem prestar a devida atenção para as desgraças do homem comum que, em
desespero, se encontra preso no vórtice do jogo tentando ficar rico
rapidamente. Não têm sido tomadas quaisquer medidas de prevenção ou de
tratamento para os jogadores compulsivos. Um tornado é uma tempestade cujas
espirais levam consigo para cima todos os bens que um homem, trabalhando
arduamente, conseguiu durante toda a sua vida. O jogo é a espiral inversa que
suga para baixo toda a riqueza que um homem possui, e há quatro fases em que
isso acontece.
1 ª Fase - Ganhar ou a Fase Introdutória: Vencer pode ser
secundário para um jogador compulsivo, mas a euforia que esse estado produz faz
com que o jogador aposte cada vez mais e mais. O jogador pensa que se pode
libertar dos seus problemas financeiros ou da dependência de outras pessoas durante
esta fase. Eles têm um escape emocional, sua auto-estima recebe um impulso, há
uma nova independência encontrada, a emoção de viver no limite e fazer
"novos amigos" é o impulso com que o jogador patológico começa.
2 ª Fase – Fase de Perder: Nesta fase, o jogador compulsivo começa
a perder e o círculo vicioso de ganhar pouco e perder muito começa. A
auto-estima baixa e a maior parte do tempo é gasto a pensar sobre formas de
jogar. O jogo torna-se numa obsessão e o dinheiro que deveria ser para pagar
contas e outras necessidades vai para a mesa de jogo. A mentira e o engano começa.
A vanglória ainda existe, mas torna-se subjugada. Todas as habilidades e
experiências que as pessoas ganham ao lidar com a vida ao longo dos anos são
perdidas e a pessoa quer mergulhar e fugir dos problemas quotidianos. O jogador
torna-se irresponsável para com a família e amigos mas também mostra arrependimento
depois de cada perda, mas isso não o ajuda a parar de apostar, pois pensa que vai
conseguir recuperar o dinheiro perdido no próximo jogo. Desaparece do local de
trabalho durante dias a fio e, quando confrontado sobre o jogo mostra
irritação.
3 ª Fase – Fase do Desespero: Neste estágio, o jogador torna-se
mais introvertido ficando mais desconectado de sua família e amigos. Procura afastar-se
deles e acaba perdendo a sua amizade, respeito e provavelmente acaba por se
divorciar. Em desespero, o jogador inicia actividades ilegais como apropriação
indébita, passando cheques sem fundo e se entrega às fraudes de cartões de
crédito ou seguros. Torna-se viciado em outras substâncias como álcool ou
drogas. Torna-se solitário, deprimido, e tem pensamentos constantes de
suicídio.
4 ª Fase – Fase da Descrença: Aqui o jogador sente que tocou no
fundo do poço e não tem mais saída. Muitos acabam por cumprir pena de prisão. O
jogador sofre um colapso emocional e esgotamento nervoso. A ruína financeira
não está mais olhando para si, mas já está em sua porta. Nesta fase diz-se que
a quase totalidade dos apostadores contemplam o suicídio e 20 por cento deles chegam
mesmo a tentar.
Este artigo não é para o assustar,
mas sim, torná-lo consciente do que possivelmente poderia acontecer a uma
pessoa que pode começar com jogo apenas para recreação e acabam em uma cela ou mesmo
mortos.
Resumos Relacionados
- Halo 3
- Www.travian.pt
- Risco De Vício No Jogo é Menor No Ambiente Online
- Basquete
- O Jogador
|
|