BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O Homem, realidade dinâmica em Pedro Laín Entralgo
()

Publicidade
A proposta antropo-filosófica de Laín Entralgo pretende elaborar uma ideia ou visão
íntegra e integradora do ser humano. Porque o dualismo antropológico e o materialismo
fisicalista não o satisfazem, procura dar razão da realidade dinâmica da estrutura
substantiva humana na sua unidade e totalidade, a partir de um modelo antropológico que
aglutine as descobertas actuais das ciências naturais (cosmologia, biologia, psicologia
neuropsicologia, paleontologia, etologia) com a metafísica do seu estruturismo dinamicista.
Pretende com isso decifrar o enigma da realidade e da conduta humanas, o seu «que» que
se desdobra num «como», num «quem» e num «para», investigando a realidade una e total
do ser humano naquilo que ele tem de mais visível e tangível: o seu corpo. A realidade
dinâmica da estrutura do Todo cósmico produziu filogenética e ontogeneticamente o
homem, realidade dinâmica. Através do dinamismo cósmico particular da suidade, o corpo
humano, na sua evolução, estrutura-se dinamicamente em matéria consciente que sente,
pensa e quer. Dinamicamente produzido e estruturalmente constituído, a realidade
psico-orgânica humana, oferece à observação imediata dois aspectos complementares que
apenas se distinguem metodologicamente: o corpo e a consciência. Por sê-lo, a sua
realidade ontológica e a sua conduta devem ser entendidas como estrutura dinâmica na sua
unidade e totalidade simultaneamente física e metafísica, isto é, na sua unidade descritiva
ou fenomenológica, explicativa ou científica e compreensiva ou filosófica. Todavia, a
realidade una e total da estrutura humana desagua gnoseologicamente num enigma
indecifrável somente cognoscível por aproximação assimptótica. O que é o corpo íntimo?
Pergunta que obriga a uma resposta, simultaneamente, cósmica, dinamicista, estruturista e
evolutiva e à qual pretendemos não só dar razão do seu alcance antropológico como
também, a partir da ideia de corpo íntimo, dar razão da sua dignidade ontológica e
biológica e ainda do seu dinamismo meta-histórico.



Resumos Relacionados


- Pensamento De Karl Marx

- Artigo

- A Legítima Interpretação Da Bíblia

- Karl Marx

- Afinal, O Que Sabemos Nós?



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia