Pesquisa na escola - o que é, como se faz
(Marcos Bagno)
A vontade de escrever esse livro nasceu quando o hoje professor da UNB, escritor, tradutor e linguísta Marcos Bagno percebeu ( e se indignou) com o modo como a professora do filho dele, na época ainda uma criança, solicitou uma pesquisa. A criança só tinha o tema. Ao perguntar ao filho sobre que orientações recebera, o pai se deu conta de que não houvera nenhuma. E decidiu fazer algo. Não, ele não foi até a escola brigar com a professora, ele escreveu um livrinho pequeno, um manual para professores, para que soubessem como encaminhar o ensino da pesquisa em sala de aula.Embora o livro se dirija a professores na ativa, também é muito oportuno para graduandos de pedagogia, de licenciatura e quaisquer outras graduações porque presta valioso auxílio a todos aqueles que têm de realizar pesquisas acadêmicas.O professor começa dizendo que o papel da escola é ensinar o educando a aprender. E aprender a aprender é aprender a pesquisar. Partindo do pressuposto de que toda a ação humana é precedida de investigação, o autor passa então a definir a pesquisa, apontando dois tipos dela: a do dia-a-dia e a acadêmica. A pesquisa do dia-a-dia é inerente a todo ser humano: a procura da casa para comprar ou alugar, a procura por preços mais baixos, seja nos panfletos, na internet ou percorrendo lojas e shoppings, a procura por um determinado modelo de aparelho eletrônico.Já a pesquisa acadêmica é uma busca feita com cuidado e profundidade, é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.Segundo o autor, a pesquisa é de fundamental importância para a sociedade, pois movimenta as indústrias farmacêuticas, a informática, as montadoras de automóveis:"Se não houvesse pesquisa, todas as grandes invenções e descobertas científicas não teriam acontecido."A seguir, o pesquisador passa a definir o projeto (que é o plano escrito da pesquisa) e para que ele serve:tem finalidade, tem um objetivo;lança ideias para a frente;previsão das etapas do trabalho;definição de aonde se quer chegar com ele;serve para o pesquisador saber como agir, que decisões tomar;serve para o pesquisador saber qual o próximo passo a ser dado, na direção do objetivo;Como exemplos de pesquisa, cita:uma receita de bolo;a planta de uma casa;uma lista de compras;o planejamento de qualquer ação;Elenca os itens de um projeto:Título;Objetivo ;Justificativa;Metodologia;Produtofinal;Bibliografia;Cronograma;O título é o nome do projeto; o objetivo é a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento daquele tema, fazer pesquisa é assumir o compromisso de aumentar o conhecimento das pessoas acerca de um determinado assunto. é o que o pesquisador quer da pesquisa. A justificativa é a defesa que o pesquisador faz do seu projeto. Ele apresenta argumentos ( os porquês) que convençam as pessoas de que aquele trabalho é digno de interesse. Metodologia é o modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa. Para quem vai escrever um texto, a metodologia consiste em ler, fichar, redigir. Há outras metodologias citadas no livro, para coleta de dados: gravações, elaboração de maquetes ou protótipos, experimentos controlados, testes monitorados, entrevistas, visitas a cemitérios, autópsias de cadáveres, consultas a museus, dissecação de animais, escavações, explosões, implosões, mergulhos em auto-mar, escalada de montanhas etc. Para a proposta de pesquisa sugerida no livro a metodologia adotada é a leitura de obras de referência, fichamento de dados e a redação de um texto informativo. O produto final é a contribuição do pesquisador à escola ou à comunidade. O texto informativo deve se escrito com base nas informações obtidas nas leituras das obras de referência e registradas no fichamento de dados. Para Marcos Bagno, o texto é um instrumento poderoso na intervenção na sociedade. Como exemplos do poder do texto ele cita a autorização escrita do presidente dos EUA que resultou no lançamento de bombas em Hiroshima e Nagasáqui, outro exemplo: um texto acabou com a escravidão no Brasil.Dos textos informativos escritos, pode-se:publicar um livro;publicá-los no blog da escola;apresentar palestras para outras salas ou para a comunidade;apresentar palestra utilizando o powerpoint;exposições ( cartazes, painéis, murais), teatro;A bibliografia se constitui no registro das fontes consultadas, que devem ser citadas, por três motivos:o professor deve verificar a veracidade das informações;se houve cópia;quanto mais fontes consultadas, mais informações se obtém, o que enriquece o trabalho;Neste ponto da obra, há a indicação de como as fontes como livros, enciclopédias, revistas, jornais, reportagens não assinadas, CD-Rom e páginas da internet devem ser citadas. Há também a orientação de como fazer citações. A estrutura do cronograma ( prazos para cada tarefa) também é ensinada. Após conceituar pesquisa, explicitar seu papel social e apresentar a estrutura do projeto, o professor se vale de estratégia condizente com sua concepção de ensino: ensina a pesquisar no processo de pesquisa, não se limita a apresentar definições, o professor vai aprendendo a ensinar a pesquisar enquanto realiza uma pesquisa. Como?Propõe que o professor construa o projeto junto com os educandos. Que decidam juntos: qual assunto desejam pesquisar; o nome do projeto; qual a utilidade da pesquisa para eles e para a comunidade;quais argumentos defendem a realização do projeto;como farão o levantamento dos dados;Há também no livro um roteiro para análise das informações obtidas, que consiste na comparação delas, em que se assemelham, em que diferem, quais necessitam de maior aprofundamento.A segunda parte do livro apresenta uma proposta de pesquisa dos sinônimos( coesão) e da crase no contexto do texto que é simplesmente um achado para todo professor da língua materna ou das séries iniciais. Não dá para não ler.
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