Que tal algumas dicas sobre pneus?
(Gilson Pneus)
Inúmeras pessoas acham que os pneus são detalhes sem muita relevância na estrutura dos veículos. Porém, eles são peças fundamentais e de extrema importância. Afinal de contas, você não vai a lugar nenhum sem eles, não é mesmo?Profissionais da área destacam alguns pontos que merecem atenção. De acordo com Alexander Moura, piloto de teste da Pirelli, o cuidado com eles deve ter início na hora da compra: “Na concessionária, o consumidor já pode verificar a marca, as especificações e os preços dos jogos de pneus que vêm junto com os automóveis”.Para o gerente de marketing da Michelin, Flávio Santana indica: “O próprio manual contém as informações para escolher o melhor pneu e as definições de calibragem”.Abaixo, separamos umas curiosidades que merecem explicadas: Números escritos nos pneus Na parte exterior, além do aro das rodas, os pneus apresentam alguns números. Flávio da Michelin explica: “Todos aqueles números obedecem a uma norma internacional”.Para exemplificar, vamos considerar um pneu 175/70R13 82T. 175 é o número que indica a largura em milímetros, que é revelada sempre nos três primeiros números.Após a barra, aparece o número correspondente a porcentagem da altura em relação à largura do pneu (no exemplo, 70%). A letra R vem de radial. “Hoje, todos os pneus no mercado para carros populares são de pneu radial”, afirma Flávio. A última parte representa um índice de peso (82= 475 kg) e desempenho (T= 190 km). Momento certo de calibrar e pressão ideal É indicado que os pneus sejam calibrados toda semana e a medida de pressão precisa estar de acordo com o que recomenda a fabricante do automóvel. “Existem diferentes calibragens para ocasiões diferentes, como, por exemplo, em viagens, quando o carro está com a carga máxima. Não se esqueça de calibrar somente antes de pegar a estrada, com os pneus ainda frios”, informa o gerente e também diz: “Um pneu com 25% a menos de pressão durará menos da metade do que deveria durar”.Além de reduzir a durabilidade do pneu, a calibragem com pressão incorreta pode interferir no comportamento do veículo ao diminuir a aderência na pista. Hora de verificar a suspensão O ideal é que seja a cada 10 mil quilômetros, a não ser que antes do prazo você tenha tido algum problema em buracos e meio-fio, por exemplo. Deve-se lembrar do balanceamento dos pneus e rodas, além do alinhamento.“Um veículo bem alinhado terá maior durabilidade dos pneus, melhor comportamento em curvas e maior segurança. Se aparecer um ruído nas curvas ou o volante tender para um lado também é hora de verificar o sistema”.Agora que você já esclareceu algumas dúvidas, que tal investir em pneus novos e cuidar muito bem deles? Veja nossas ofertas! Equipe Gilson Pneus
Resumos Relacionados
- Pneu Inteligente Identifica Defeitos
- Novo Pneu Com Run-flat, Da Firestone, Chega A Europa
- Pirelli Divulga Novidades Para O Próximo Ano Da F1
- Técnicas De Direção
- Refill Para Pneus De Carga
|
|