BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Baterias de Aeromodelismo
(Marcio Thomaz)

Publicidade
As baterias recarregáveis são responsáveis pelo
funcionamento do sistema de R/C , equipamento que fornece energia para o
funcionamento elétrico de todo o sistema de transmissão e recepção e ainda o
funcionamento dos servos e dos motores elétricos(no caso de propulsão elétrica
dos modelos).




As baterias
recarregáveis se dividem na sua composição:

NíquelCádmio(NiCa)=> têm 1,2V por pilha (célula), relação
custo/benefício muito bom; proporciona muitos
ciclos de carga/descarga; ótima performance sob
carga(mas de forma lenta); fácil de recarregar; tolerante a abusos; aceita
bemcarga rápida; auto descarga (descarga que ocorre quando a bateria não é
utilizada) em menor nível. Utilizada em TX e RX ,
principalmente



NíquelMetalHidreto(NiMH) => têm
1,2V por pilha (célula), 30% a mais de capacidade em relação a uma bateria de
NiCa ;pouco efeito memória; mantém performance
máxima mais facilmente; seus componentes são
menos agressivos ao meio ambiente; utilizada
em TX e RX , principalmente

LiIon (Íons de Lítio) => têm 3,6V por
célula;a tensão pode ser especificada como 2S ou 3S, significa 2 células em
série (7,2V LiIon) ou 3 células em série (10,8V LiIon); alta capacidade de
descarga, maior que as anteriores; mais leves que as anteriores, comparando o
pêso de duas baterias de 2000mA por exemplo, uma de Ni Cd e outra de Litio,
esta é 5 vezes mais leve; utilizada em modelos elétricos; um dispositivo Regulador/Monitor
de voltagem é necessário; precaução: O Litio quando muito aquecido entra em
combustão,PEGA FOGO !



LiPo (polímero de
lítion) => têm 3,7V por célula; a tensão pode ser
especificada como 2S ou 3S, significa 2 células em série (7,4V LiPo) ou 3 células em série (11,1V LiPo); alta capacidade de
descarga, maior que as LiIon; mais leves que as LiIon, utilizada em modelos elétricos; um dispositivo Regulador/Monitor de
voltagem é necessário; precaução : O Litio quando
muito aquecido entra em combustão,PEGA FOGO !



As
duas características mais importantes de uma bateria são a tensão e a
sua corrente

Tensão: é
a voltagem que a bateria é capaz de fornecer e é medida em volts: 4,8V, 9,6V,
etc. Quanto maior a
voltagem fornecida a um motor elétrico, mais rápido ele gira, até que,
ultrapassando seu limite, ele queima. Por essa razão, quando alimentados por
baterias de 6V os servos respondem mais rapidamente aos comandos .

os servos modernos
podem ser alimentados com tensão de 6V , ganhando mais velocidade e torque, mas
verifique primeiro as especificações dos seus servos.

Corrente: medida em miliAmperes/hora (mAh) ou Ampéres/hora(Ah)
é o tempo durante o qual uma bateria é capaz de fornecer a energia necessária à
operação de um sistema. Uma bateria de 1.000 mA é capaz de fornecer uma
corrente de 1000 mA por uma hora, ou uma corrente de 500 mA por 2 horas .

A voltagem da bateria
deve ser aquela para a qual foram projetados os equipamentos que ela vai
operar, acima desse limite podem ocorrer danos ou a queima desses equipamentos.

Quanto maior a
corrente, mais tempo o sistema irá funcionar.

Para atingir essa
voltagem necessária de um aparelho diversas células ou pilhas são ligadas em
série – o polo positivo de uma ao pólo negativo de outra, cujo polo positivo,
por sua vez é ligado ao pólo negativo da seguinte e assim por diante. Quando se
ligam diversas células em série a voltagem final resultante é a soma das
voltagens de cada célula individual e a corrente total é igual à corrente de
uma única célula.

Na conexão em paralelo
todos os pólos positivos são ligados entre si, o mesmo com os pólos negativos,
assim, a voltagem final é igual à voltagem de uma única célula e a corrente é
igual à soma das correntes de todas as células.





Características
Gerais

Efeito memória:

O termo vem do tempo
em que as baterias de níquel cádmio “lembravam” quanto tinham sido
descarregadas na última utilização e tinham a tendência de somente aceitar
carga até aquele limite. Normalmente, o efeito
memória nas baterias de NiCad, pode ser eliminado reciclando a bateria
(descarga a 1V por célula e carga em seguida). Repetido uma vez por mês o
efeito memória não mais ocorre. Nas baterias de NiMH, 3 meses .

Auto descarga:

É quando as baterias
de NiCad ou NiMH, descarrega sozinha. Uma bateria de NiCad perde, em um dia,
10% de sua capacidade nominal, o que é aceitável. Quando descarregam mais que
isso , há algo de errado com as baterias ou carregadores. Se a perda for mais
de 30% ,é irrecuperável.

Corrente de descarga:

Máxima corrente que a bateria pode fornecer. A unidade de descarga é o C, equivale a capacidade total da bateria,
isto é, uma bateria de 1.000mA descarregada a 1 C estará fornecendo uma
corrente de 1.000mA, a 0,5C uma corrente de 500 mA e a 2C uma corrente de 2.000mA.

rifique quanto tempo
a bateria leva para atingir 1V em cada célula. A capacidade real de sua
bateria, independentemente do que registrar o rótulo da mesma, será definido
pela equação:

A = t / C

Onde:

A = corrente da bateria, em mA
t = tempo que a bateria levou para descer para 1V em cada célula, medido na
forma decimal
(1 hora=1, ½ hora=0.5,1H:45=1,75, etc.)
C=carga a que a bateria foi submetida (no exemplo, 1 A )



Resumos Relacionados


- O Relógio Está Atrasando

- Estudo E Desenvolvimento De Um Equipamento Para Medição Da Capacida...

- Baterias De LÍtio Em 10 Vezes Potentes

- Dicas Automotivas 3 - Sistema De Recarga

- Circuitos Elétricos: Associação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia