BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Mulher de Preto
(Marcelo Leme)

Publicidade
Direção:
James Watkins

Roteiro:
Jane Goldman, Susan Hill (romance)

Elenco:
Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Daniel Cerqueira, Janet McTeer, Sidney
Johnston, Tim McMullan, Cathy Sara



Típico
suspense que sustenta um terror britânico gótico com um climão de casa mal assombrada e personagens
amaldiçoados. O filme ingressou no cinema não pelo seu conteúdo, tão vago e
óbvio, mas pela presença de Daniel Radcliffe, a estrela da série Harry
Potter, que agora, barbado, se aventura em outras histórias.

É
inegável o apelo popular que esse projeto terá — os fãs do bruxo irão ver o
ídolo e perceber que aquele personagem se desfez. É um outro rumo para o ator,
que provavelmente terá um caminho próspero na telona — mas que, embora tenha protagonizado
filmes menores com certa eficiência, ainda permanece estigmatizado.

O longa de James Watkins prioriza artifícios recorrentes em filmes de
espíritos, desde a fotografia turva, névoa e um mistério com crianças mortas
entrelaçado a sustos em demasia. Os sustos, tão previsíveis, seguem uma fórmula
básica: a interrupção da trilha sonora pesada e uma pausa para um provável
sobressalto. Dito isso, seguem outras doses do mesmo: enlouquecidas tentativas
de apavorar e que no máximo extraem um bocejo.

Sem
gerar surpresas, a produção aposta no talento de seu protagonista que carrega
quase o filme inteiro, sempre com uma expressão rija. As razões são denunciadas
numa cena inicial quando seu filho de 4 anos lhe mostra um desenho familiar.
Acessamos um passado obscuro do personagem de Radcliffe, o advogado Arthur
Kipps. Sua feição, entre a esposa e a babá, é a única infeliz. A progressão dessa apresentação é rápida e
sutil. Ele é incumbido de viajar e resolver problemas relacionados a uma mulher
morta que deixara uma mansão após seqüenciais infortúnios.

A
Mulher de Preto idealiza um mal presente, visto que sombras negras aos poucos
apresentam a personagem que intitula o filme. Tudo acontece num casarão do
século XVII. De lá provém uma maldição numa pequena província inglesa, distante
de Londres. Um local aterrorizado pela morte trágica de várias crianças,
explicada por alguns como obra de um espírito vingativo, e ignorado pelos
arredios descrentes quanto a intervenções sobrenaturais.

A
ambientação é o relevo da trama, com uma estética apavorante que, conduzida de
modo pouco inventivo, termina desperdiçada. Pecar pelo exagero é o preço que produções
semelhantes pagam. Essa é outra vítima. O cenário interiorano inglês remete a
uma sociedade marginalizada, comparada à aristocracia da época nas cidades
grandes. Há um único carro no local, isso demonstra o mínimo avanço industrial
que chegou até aquele território movido por crenças espirituais. Essas crenças motivam
a discussão na história, a partir de personagens absolutamente crentes quanto a
uma força espiritual que sacrifica herdeiros entre outros que creditam os
desastres ocorridos ao mero acaso.



Resumos Relacionados


- Harry Potter.

- Harry Potter E A Pedra Filosofal.

- Filme A Mulher De Preto

- Filme - Harry Potter E As Relíquias Da Morte: Parte 1

- Filme Harry Potter E As Relíquias Da Morte - Parte 2



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia