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Franquias – CHAVES PARA SER BEM SUCEDIDO!!
(Sérgio Dal Sasso; consultor empresarial)

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FRANQUIAS
– CHAVES PARA SER BEM SUCEDIDO!!





Como
escolher uma franquia?



Uma
escolha, por parte do interessado, deve reunir aptidão, conhecimento, gosto
pela atividade e recursos para o investimento. Na outra ponta e por parte do
franqueador, espera-se um conjunto de valores que justifiquem o sucesso e
histórico de uma marca, transparência no modelo de negócio proposto
e suporte técnico que reúnam atrativos para viabilidade de investimentos e
retornos ao franqueado.

Da reunião
entre uma franquia atrativa e um franqueador com potencial para integrar o
sistema, consolidasse o interesse mutuo, que nunca deve ser resolvido pela
empolgação das apresentações, pois o interesse por um bom convívio e parceria
deve envolver seguranças que qualifiquem a satisfação das partes, diante de um
seletivo processo que ateste a segurança a ser verificada pelo bom andamento da
rede e suas franquias e a identificação do histórico do próprio franqueado como
parte adequada a somar nos negócios do grupo. Análise, pontos fortes e fracos,
investimentos, suporte e relacionamento serão bases para a escolha e definição
de parceria.



O layout,
produtos, decoração, vitrine, etc, já vêm formatados ou há espaço para a
criatividade do varejista?



Vai
depender muito do modelo do sistema e do tipo de negócio ofertado. Na maioria
dos casos existe um padrão a ser seguido, justamente para criar uma imagem
única da rede, mas os produtos e serviços a serem oferecidos dependem dos
gostos regionais e sempre devem exigir adequações por parte do franqueador para
maximizar o potencial do negócio.





E os
clientes? Vêm junto com a marca e/ou é preciso conquistá-los?



Um marca de
tradição já é uma expectativa natural de fluxo de clientes e talvez esse fator,
aliado a segurança, seja uma das grandes vantagens do sistema. Isso deve ser
levado em conta como ponto de partida, mas evidentemente nenhum negócio
prevalecerá pelo vegetativo da marca e sim pelo desempenho da atividade a
ser instalada e sua capacidade de saber fazer bem feito no sentido de
conquistar, atender, solucionar e manter seus clientes satisfeitos. Na verdade
nos dias atuais, e no caminho de sermos competitivos, temos que vencer frente
às enormes opções disponibilizadas pelo mercado para atender e servir os nossos
potenciais consumidores, o que faz com que a conquista seja algo diário a ser
trabalhado pelas organizações, independente do modelo de negócio, e diante de
todos os estágios classificatórios de clientes a conquistar e conquistados.



Quais os
cuidados que devemos, antes de optar por uma franquia? Explique.

Não devemos
ter precipitação nas decisões, que antes devem ser alimentadas de paciência,
num sentido de colher todas as informações que envolvem as bases do negócio e a
confirmação da sua solidez. Região de escolha e custos devem se unir ao plano
de investimento diante de um projeto que integre a nossa realidade e capacidade
para formar um conjunto que nos clareie e ajude-nos a decidir. Alguns cuidados
devem ser adicionados para assegurar as opções:



- Obter
informações transparentes em relação à situação econômica e financeira da
empresa franqueadora, pela própria entidade e juntos a órgãos representativos
do sistema.

- Verificar
em detalhes os valores e recursos a serem necessários para adquirir a franquia,
suas exigências e fases dos investimentos.

- Verificar
em detalhes sobre o suporte técnico e humano e outros benefícios que serão
ofertados ao franqueado.

- Verificar
os benefícios e custos inerentes as taxas a serem cobradas pela rede, incluindo
royalties, verbas de marketing e outras taxas de serviços que eventualmente
podem ser cobradas.

- Verificar
o nível de satisfação do já franqueados e o modelo de relacionamento praticado
dentro da rede entre franqueador e franqueados.

Deve sempre
contar com o apoio continuo do franqueador e sua rede de suporte operacional,
pois mesmo sendo o franqueado um empresário independente, sua opção por um de
negócio baseado em franquias, inclui uma visão facilitadora em relação ao
desenvolvimento da atividade pretendida, principalmente nos fatores que ligam a
experiência da marca em todos os níveis de necessidade de um franqueador. A
evolução de um sistema de franquia depende da qualidade dos seus franqueados e
do reconhecimento da liderança destes pelo seu franqueador.











SITE:http://amspublic.blogsp ot.com.br/2011/03/franquias-chaves-para-ser-bem-sucedido.html


Por Sérgio Dal Sasso,
consultor empresarial



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