Regimes de Mercado: A Concorrência Imperfeita
()
Assim como a Concorrência Perfeita, a Concorrência Imperfeita possui uma Pluralidade de Agentes, porém, essa é a única semelhança entre as duas.As principais características da Concorrência Imperfeita são:a) Pluralidade de Agentes: Uma grande quantidade de agentes econômicos interagindo entre si.b) Subjetividade dos Consumidores: Os valores subjetivos não só influenciam os valores de compra e venda como também diferenciam um comprador do outro, e a reação do vendedor para cada tipo de comprador também é diferenciada. Além disso, os valores subjetivos fazem com que os consumidores não pautem suas decisões baseadas somente nos preços dos produtos. Não-Homogeneidade dos Produtos: Os valores subjetivos também fazem com que os fabricantes diferenciem seus produtos, ou seja, os produtos do mercado de Concorrência Imperfeita não são homogêneos.c) Afeição Comercial: Preferência dada pelo consumidor por determinada loja ou determinado(a) vendedor(a), tamanha a preferência, que o consumidor é capaz de pagar mais caro por um produto -até certo ponto- só por estar comprando de acordo com essas preferências citadas.d) Compartimentação do Mercado: A estrutura do mercado não é padronizada, mas sim “compartimentada”, ou seja, o consumidor exerce uma preferência por determinado produto devido aos seguintes fatores: Fatores Geográficos: Localização do estabelecimento.Apelos Comerciais: Buscam atrair o consumidor através da organização das vitrines, de comerciais de televisão, promoções, etc.Tratamento por parte dos vendedores: Gera a Afeição Comercial.Apresentação dos Produtos: Pode ser feita de maneira objetiva, através das diversas formas que um mesmo produto pode ser apresentado, como por exemplo, o uso de embalagens diferentes para cada mercado. Um mesmo produto pode ser apresentado também de maneira subjetiva através do uso da publicidade, buscando mostrar ao comprador que determinada marca, ou determinado produto, é a melhor opção para satisfazer a sua necessidade.Informação Assimétrica: Ocorre quando dois ou mais agentes econômicos estabelecem entre si uma
transação econômica com uma das partes envolvidas detendo informações qualitativamente, ou quantitativamente, superiores aos da outra parte.
Resumos Relacionados
- Economia
- A PromoÇÃo De Vendas E A Compra Por Impulso
- Composto De Marketing
- "oligopólio". Concorrência Entre Os Poucos
- Regimes De Mercado: Oligopólio & Oligopsônio
|
|