Qual é a tua obra? Inquiet. propos. sobre gestão, liderança e ética
(Mario Sergio Cortella)
Este livro está dividido em três partes: gestão, liderança e ética. Na primeira parte, o Professor Cortella destacaa necessidade humana pela busca de sentido: “Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho”. E segue brilhantemente mostrando que a ideia, estabelecida ao longo da história, de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra. Para isso, faz-se necessário o questionamento dos empecilhos que atrasam o avanço humano, como a falta de humildade para reconhecer o desconhecimento acerca de certos temas – o que o autor considera um “sinal de inteligência e um passo decisivo para a mudança”. O capítulo “a tensão da mudança” mostra coma a busca da excelência exige ação; ao contrário, “há pessoas que, para não ter o trabalho de arrumar mala, ficam adiando a partida”. Na parte dedicada à liderança, o autor enfatiza que uma das principais tarefas do líder é esclarecer a obra coletiva. Ou seja, deixar claro aos liderados a importância do seu papel na obra: aquilo em que me reconheço. O líder é aquele capaz de inspirar as pessoas; inclusive no momento em que a crítica énecessária. Há um capítulo que define “cinco competências essenciais na arte de liderar”: 1) abrir a mente; 2) elevar a equipe; 3) recrear o espírito; 4) inovar a obra; 5) empreender o futuro. Na parte final, o autor demonstra que aética, do grego ethos, significa a fronteira entre o humano e a natureza. A ética é um conjunto de princípios evalores que você usa para resolver as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso? Assim, a ética exige fazermos escolhas; e, destaca o autor, “integridade é o princípio ético para não apequenar a vida, que já é curta”.
Resumos Relacionados
- Comportamento Organizacional
- Mandar é Fácil... Difícil é Liderar: O Desafio Do Comando Da Nova Econ
- Liderança
- O Ócio Criativo
- Pedagogia Da Autonomia-saberes Necessarios À Pratica Educativa
|
|