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O suicídio
(Emille Durkheim)

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Durkheim no ultimo capitulo do suicídio, trás a tona uma
diversidade de dados estatísticos, os quais não eram comumente utilizados na
época, e até hoje podem ser considerados como um grande passo nas analises
estatísticas.

Neste capitulo Durkheim aborda diversos fatores que poderiam
contribuir, ou não, para o aumento da taxa de suicídios ou homicídios em
diversos cenários da Europa, sejam países ou até mesmo regiões, como é o caso
dos departamentos Franceses, os quais Durkheim analisa os que têm maiores taxas
de suicídio e homicídios, e constata que os suicídios ocorrem em sociedades
onde a vida é considerada menos importante do que outros fatos sociais.

Abordados diversos dados, Durkheim observa alguns fatos que
são comuns a todos os casos onde ocorrem tanto o suicídio como o homicídio,
como por exemplo, o fator da idade. O suicídio cresce em uma escala progressiva
por toda a vida do ser humano, portanto, quanto mais velho for o individuo,
maior a possibilidade deste se suicidar, já o homicídio, cresce até os 35 a 40
anos, e a partir dai tende a cair. Com esta analise outros fatos sociais tendem
a receber influencia do fator idade, como por exemplo, o homicídio entre
casados e solteiros. Uma pessoa casada teria (na época) por volta de 40 anos,
idade onde a taxa de homicídios começa a cair, portanto, esta seria menos
propensa a cometer estes delitos, já que também o fato de estar na presença de
um ambiente familiar também a levaria a cometer menos homicídios. Ao contrario
dos solteiros, pois estes não estariam convivendo em um ambiente familiar que o
levaria a cometer menos crimes, e também, estes teriam geralmente entre 20 a 30
anos, idade onde a taxa de homicídios é maior.

Como observador por Durkheim, o suicídio não é culpa do
individuo, e sim da sociedade. Pois ele classifica os suicídios em 3 tipos:
Anomico, Altruísta e Egoísta.

O Suicídio Egoísta ocorre quando os laços entre o individuo e
as sociedades estão fracas. Quando estes laços entre individuo e sociedade enfraquecem,
o mesmo não vê mais necessidade de viver, e por isso prefere a morte ao
continuar sofrendo. Isso ocorre, por exemplo, em sociedade geralmente de
tradição católica, onde a regras de vida façam com que o mesmo sofra como em
uma situação de divorcio. Como Durkheim observa, ao contrario nas sociedades
protestantes, onde nestas a taxa de homicídios é maior.

O Suicídio Altruísta é aquele onde as relações entre
individuo e sociedade são muito fortes, ao contrario da egoísta. Nestas
situações o individuo vê que ao morrer fara um bem a sociedade. Como acontece
muito em sociedades onde o patriotismo é exacerbado. Como exemplo podemos citar
os pilotos Kamikaze do Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Para estes
pilotos, a supremacia Japonesa estava acima de tudo, portanto se lançar contra
navios ou outros alvos seria uma forma de garantir a vitória japonesa a todo
custo.

E por fim, o suicídio anomico é aquele onde há uma fraca
regulação social entre as normas colocadas pela sociedade e o individuo. Esta
acontece quando as normas sociais e leis não correspondem com os objetivos de
vida do individuo. Como por exemplo, no caso dos suicídios em sociedades de
carisma protestante, estes teriam objetivos de vida diferentes das regras de
vida colocadas pela religião.

Para todos estes tipos de suicídio, Durkheim deixa bem claro
que os mesmos ocorrem por causa principalmente da sociedade, e não do individuo
que comete o suicídio. A sociedade não seria ou forte o suficiente para atrair
o suicídio, ou então não seria fraca ao ponto de deixar com que o mesmo caminhe
com as próprias pernas.

Por fim, os estudos de Durkheim sobre o suicídio são tão
profundos e analíticos para a época, que seus métodos de analise podem ser
utilizados até hoje como base de como se estudar um determinado fato social e a
sua influencia sobre a sociedade. As analises de Durkheim sobre o suicídio são
muito mais do que um simples levantamento estatístico sobre estes fatos, mas
sim, a tentativa de explicar o porque
ele ocorre analisando comparativamente seus números com a forma com a qual os
diversos fatores da sociedade estão respondendo ao individuo, bem como, ele a
sociedade.



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