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Tocqueville - Principais conceitos
(Alexis de Tocqueville)

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1. Modernização inglesa X Modernização
Francesa: Os padrões as quais as comunidades tradicionais têm para a
modernização. A diferença básica do padrão de modernização Inglês para o
Frances é de que há duas vias de passagem do tradicional para o moderno. Por
revolução, onde se cancela a tradição, rompe-se com ela. Na França a
modernização continua centralizada após o antigo regime. As sociedades que
caminham para a modernização podem cancelar a tradição, ou podem ser sociedades
que se modernizam preservando a tradição,
que incorpora elementos da tradição. Se modernizar não significa
necessariamente esquecer o velho. No
caso da França há uma ruptura com a tradição pois foi tudo inesperado. Já a aristocracia
na Inglaterra não esqueceu a tradição, sobretudo a rural, onde os fazendeiros
começam a vender suas fazendas, casar suas filhas com donos de terras. Quem
comandou a modernização na Inglaterra foi a Aristocracia, já na França foi o
terceiro estado (burgeses, artesãos, etc).



2. Sociedade tradicional como “aristocracia” X
sociedade moderna como “democracia” / Sociedade moderna como “aristocracia” X
sociedade moderna como “democracia”: Tanto a aristocracia como a democracia
são para Tocqueville formas sociais, ele não fala delas como regime de governo,
e sim a forma da sociedade se organizar. Ele fala na América da uma sociedade rápida,
diferente da Europeia que ainda tem resquícios da aristocracia. O tema da
democracia é o tema da igualdade. Ele vai localizar no tema da aristocracia a
ideia de liberdade. AO ARISTOCRATA pode se colocar a ideia de superioridade as
ideias, de expressar uma opinião livre. É um personagem da liberdade, a figura
da autonomia. Já na democracia onde há igualdade, a autonomia não existe mais.
A “jaula de ferro” de Weber, a medida que as sociedades vão se modernizando
elas vão criando sua burocracia afim de se preservar, chama-se assim pelo fato
de estarmos totalmente presos a essa burocracia, quanto mais modernos mais
presos a essa ordem burocráticas somos. Tocqueville de comportamento na ordem aristocrática,
quando mais aristocrática mais igualitária. Uma sociedade moderna como aristocracia
é uma sociedade como a Inglaterra, e ao mesmo tempo pode ser tradicional, já
que a tradição foi mantida na sua modernização, esta ordem é capaz de instaurar
uma ordem moderna sem uma revolução moderna.



3. Egoísmo e individualismo: O egoísmo e o
individualismo nas sociedades modernas não é tão conhecido, faz parte do
dicionário politico do tempo de Rousseau. O individualismo vai sintetizar esse
modo de viver que leva em primeiro lugar o desejo. A aristocracia, o Egoísmo é
a vontade dos aristocratas. Sustentar o argumento da renuncia ao seu próprio
interesse quando não há mais aristocracia não existe mais, pois se um
aristocrata tivesse apenas uma semente em seu campo, ele a daria para um servo,
pois ele era responsável pelos homens os quais fazem parte do seu castelo. A
experiência religiosa nos leva a essa renuncia. Mas nas sociedades onde não há
mais a aristocracia, as pessoas não podem ser mais movidas pelo interesse, ele
não é mais considerado um maleficio. Os iluministas que separam vícios de
virtudes, são quebrado por Tocqueville que diz que o interesse pode ser
virtuoso.



4. Towship e educação cívica: Towship é a
ideia de que Tocqueville considerava que educação democrática vem sempre de
baixo para cima, ou seja, é a pratica social. Que confere um instrumento e um repertorio
para sua ação no mundo. Não a uma escola cívica no mundo que não passe pela
pratica. Já na aristocracia a pessoa recebe um legado de boas praticas que traz
a boa nova à sociedade. Na modernidade isso morre, pois quando os EUA se desligam
da Inglaterra e desta forma de educação. Na Europa isso não ocorre, na
Inglaterra e na França a nobreza domestica os gestos e os hábitos. Pois o
burguês rico quer que as suas roupas e forma de ser sejam copiadas pelos
nobres. Apesar desta forma de educação, existe a liberdade na Europa porque aos
poucos eles traziam os burgueses para perto de si.



5. Formas de preservação da liberdade
(sociedades aristocráticas e sociedades democráticas): Nas sociedades
democráticas, marcadas pelo igualitarismo, preservam-se elas através das
instituições, que cumpram funções iguais. As instituições que garantem
liberdade são a imprensa, pois ela dissolve o caráter horroroso dos
intelectuais na França, pois só havia uma opinião que era a do iluminismo,
depois a imprensa aparece com muitos jornais, que fomentam a opinião publica
com vários debates e também varias opiniões. Na América é um enorme mundo de
jornais, com muitas tiragens, editores famosos criando campanhas, ou seja, não
é um caráter de impressa noticiosa, pois no sec XIX não havia este rosto. Outra
instituição importante é o judiciário, pois ela faz a salvaguarda dos direitos,
e nos EUA faz a lei pela jurisprudência e pela interpretação da constituição.
Ela produz leis e direitos. Já nas sociedades aristocráticas a própria
exercendo o poder centralizado e as bases sociais garantem a liberdade, é a
mediação aristocrática.



6. Intelectuais e opinião publica (EUA e
França): A diferença entre os intelectuais nestes dois lugares é de que os
Franceses são proseleitistas, incapazes de interagir com a cultura e a
tradição, interessados em romper com o senso comum, querer pautar o tema da
mudança radical não permeado com a historia. Já nos EUA ele questiona se
realmente havia intelectuais la, pois eram homens medíocres, já os que haviam
eram muito ligados ao pragmatismo. A maior filosofia intelectual no sec XX nos
EUA é a pratica (pragmatismo). Eles partem do mundo social para a teoria (indução).




Interesse
bem compreendido: É
as praticas que deram certo e por isso se tornam regras, pela repetição
convencendo os autores sociais pela sua pratica. Pode partir por pressão da
opinião publica. Ex. Lei Maria da Penha no Brasil.



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