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Os anos 1920
(Jacqueline FEAR; Helen MCNEIL.)

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FichamentoRafael Abrahão de SOUSA



[email protected]





EUA – Fases

Região geográfica inculta; Florescente democracia; Superpotência.

Essas imagens
estimulam a imaginação, lançando luz sobre o passado, o presente e o futuro de
outras sociedades ? são comparadas com o que poderia acontecer a estas
sociedades.


Distopia x Utopia.

Anos 1920



Que Foram os Anos 1920?

Década anterior (1910-1919) ? boom econômico; Década de 20 ? colapso econômico; década
considerada a era distinta na história americana (Lewis, 1959); Mudança de hábito e estilo de vida da população, disposição
de ânimo, gerando a aceleração no ritmo da vida de várias pessoas ?
processo de mudança (Lynd & Lynd, 1929). Mudanças culturais ? produzem mal-estares
individuais (alguns indivíduos com atitudes nostálgicas, visto que
encontram certas dificuldades em se adaptarem ao moderno) (Linton, 1940); Progresso (avanço do mundo moderno) x Nostalgia
(era mais segura, simples, menos conturbada).

Guerra e Pós-Guerra

Problemas econômicos; Escritores lidavam com questões mortas; Disposição de ânimo psicologia alarmista ? “um
estranho veneno no ar” (McAdoo); Âmbito social, político e artístico ? tendência
para a continuação do que acontecera no passado; Experiências de arte enraizadas no período pré-guerra:
implantação do modernismo na literatura, inovações do cubismo francês etc.,
influenciam a revolução estilística; Romance ? símbolo para o desligamento do passado; Modernismo: nova era; Ficção: arena pública da história abordada através
do mito (revestido, às vezes, de um determinismo naturalista); Compreensão do eu e validação do papel do artista
na linguagem; Principais escritores não haviam servido no front; Guerra: acontecimento simbólico (oportunidade para
estudar a liberdade, a coragem e a maturação pessoal); separação de
gerações; Hemingway: usa a guerra para produzir heróis que
podem mostrar a “graça sob pressão”; Escritores americanos modernistas ? influenciados
por imagens de impotência e alienação; Imigração literária para a Europa ? crença em que a
arte separada de uma sociedade poderia redimir o que a política não
poderia; fuga da contenção provinciana e puritana dos EUA (este país, além
de ser um credor econômico, estava se tornando também um credor cultural); Aspectos sociais da época retratados nas obras
literárias; Fuga para a cidade: único meio de amadurecer e
escapar da repressão puritana (preferencialmente para a vida artística); Literatura ? nova busca de modelos sociais e
pessoais; antes voltada à classe dominante, passa a produzir obras de
resposta fácil, objetivando a diminuição da distância entre a alta cultura
e a sociedade de massa.

Uma Cultura Fragmentada

Separação entre a literatura e a vida; Atenção literária à forma ? ilusão simbólica e fragmentação; Poesia modernista ? modeladora e destruidora de
formas; estava em um nível avançado e as mudanças históricas eram
absorvidas por suas formas complexas; lado imagista e modernista cosmopolitizado; A Terra
Deserta (Eliot, 1922): poema mais importante e influente da época; tem
como temas a impotência e perda, e sua fragmentação é um meio de
investigação psicológica e estilística, e também uma denúncia de
decadência moderna (retratando o que acontecia nesta época); Cantos
(Pound) ? poema épico modernista que busca positivamente a Odisséia;
colagem das imagens clássicas que constroem no sentido de uma sociedade
culturalmente unificada, liderada por um governante esclarecido; Williams: compromisso social; Influência do simbolismo francês: imagens ambíguas
e irradiadoras; Pintores americanos sem talento para produzir suas
obras; Arte visual americana mais impressionante:
fotografia ? influenciou o gosto popular. Uma Sociedade DivididaConflitos iniciais; Radicalismo; Escritos comunistas; Divisões sociais; Êxodo rural de negros e brancos; Aproximação pelos meios de comunicação; Influência dos negros na cultura e na economia.

A Economia nos Anos 1920

Política exterior americana: “Isolacionismo”; Influência da evolução tecnológica: possibilidade
da realização dos sonhos por meio da tecnologia; Crítica de alguns autores em relação às indústrias
e seus métodos de trabalho; Mudança da força de trabalho.

A Família, as Mulheres e o Sexo

Influência do desenvolvimento econômico; Mudança no estilo de vida (familiar e sexual); Imagem das mulheres modificada ? emancipação; H.L. Mencken: retrata os sonhos da mulher; Escola de Eugenia (1924): educação redirecionada
para as mulheres; Anos 1920: “era do sexo” ? mulheres “liberadas”
sexualmente; Revolução literária masculina: narcisismo/homem
fortificado querendo se proteger das mulheres sexualmente agressivas.

Cultura, Massa e Elite




Cultura de massa: padronização de comportamentos
comercializados; Obras influenciadas por mitos; Cinema: criação de tipos míticos para a juventude;
imagem mítica das “estrelas”, tendo como conseqüência a ilusão dos jovens; Obras literárias: textos permeados pelo pessimismo,
modernidade contínua, descrição da beleza dos arranha-céus; Autores absolvidos pelas coisas, misticismo da máquina, fascínio pela cidade grande ?
afastamento da análise das pessoas e do capital de investimento (limitação
da compreensão crítica); mistura americana de pragmatismo e ilusão; Desarmonia da mudança; Max Weber: ideologia influencia a mudança tanto
quanto a tecnologia; Freud: humanismo sombrio como técnica para apagar a
vida interna e ajustá-la ao mundo exterior; Simbolismo: portador de múltiplas verdades ? meio
de análise social e exemplo de auto-suficiência artística; temas para ocupar
o terreno ideológico entre coisas materiais e o eu secreto; A Ponte
(Hart Crane): otimista (opõe-se ao pessimismo europeu); imagem para forjar
elos do passado e do presente (resultam em percepções alienadas,
pessoais); Historiografia sulina (biografias e história
legislativa) x Literatura sulina (opressão racial esquecida e inércia
econômica); O grande
Gatsby (Fitzgerald): idealismo ultrapassado; ideais mercantis
americanos se transformam em ilusão fantasmagórica; imagem interna de um
valor absoluto; Anos 1930: surrealismo héctico e realismo social.ReferênciaFEAR, Jacqueline & MCNEIL, Helen. Os anos 1920. In: BRADBURY, Malcolm & TEMPERLEY, Howard, J. Introdução aos Estudos Americanos. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1981 (tradução de Élcio Cerqueira).



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