Burocracia:Mãe da Corrupção
(Valmir José da Silva)
BUROCRACIA: MAE DA CORRUPÇÃO
Abrir uma empresa no Brasil pode demorar até 153 dias, apenas Haiti, Laos, Congo e Moçambique levam mais tempo. Na Austrália é possível abrir uma empresa em apenas 2 dias. O Brasil é o vice campeão em numero de procedimentos legais necessários para começar um negocio (17 ao todo). Só o Chade exige uma burocracia maior. Para se demitir um empregado o empregado tem de pagar em media o equivalente a 41 salários, para se fechar uma empresa no Brasil demora em media 10 anos. A Justiça brasileira é uma da mais lentas do mundo, uma simples disputa comercial leva em media 566 dias; Registrar uma propriedade envolve 14 atos burocráticos numero que faz do Brasil o quarto pais com mais exigências. (Revista Exame).
O artigo produzido pela Revista Exame não fala sobre as leis ambientais brasileiras, ele se reporta apenas a leis trabalhistas e tributarias, mais talvez o maior gargalo existente no Brasil seja sua legislação ambiental. A legislação vigente apresenta suas bases na Constituição de 1988 após 20 anos de ditadura militar, criou-se varias leis visando o patrimônio: cultural, aqüíferos subterrâneos, mares, fauna, flora, enfim tudo que se refere ao meio ambiente, mas esta “proteção” não foi acompanhada da infra estrutura necessária para realmente ser posta em pratica.
Criou-se um amontoado de leis, mas não se dotou o estado de capacidade logística para cumprimento das legislações, o estado ficou refém de leis muitas vezes impraticáveis.
Triste dilema dos países em desenvolvimento, crescer ou preservar eis a questão? Existiria países desenvolvidos se as leis ambientais existissem no começo da Revolução industrial? Existe algum pais no mundo que respeita Área de Preservação Permanente em perímetro urbano?
São perguntas que ficam no ar, mas voltando a questão da corrupção como algo inerente a alma humana, assim como o ódio e a vingança não consigo ver nas prisões ocorridas em Mato Grosso grandes impactos em relação a preservação do meio ambiente e explico o porque, o problema não esta nas pessoas nesse ou naquele individuo(fulanização), não existe ser humano totalmente puro nem totalmente corrupto o sistema o molda lentamente assim como a água a desgastar uma rocha.
As prisões assim ocorridas mas parece um ato desesperado do estado em fazer alguma coisa, seja lá o que for precisa ser feito, então que prendam multidões de pessoas mesmo que sejam soltas após cinco dias e jamais sejam condenadas por crime ambiental.
Não podemos achar que vamos chegar no ponto de termos apenas anjinhos com coroas ou duendes verdes defendendo o meio ambiente, vivemos num mundo constituído de pessoas cheias de defeitos e qualidades também. Corruptos, os devastadores do meio ambiente(corruptores) todos vivem no mesmo planeta eles não podem ser ignorados talvez suas praticas sejam reflexo de uma ausência do próprio estado na questão, mais o que será quando não tiver mais uma arvore para derrubar ou um rio para se poluir??
A questão ambiental é mais uma face da intricada questão burocrática existente no Brasil , temos um sistema administrativo obsoleto que vive no século 19(palavras de Mangabeira Hunger ex ministro do governo Lula ).
Nosso sistema legislativo é constituído por representantes do povo na nossa “democracia participativa” que fazem leis com interesses corporativos e das classes dominantes.
Um vírus é um ser destrutivo cujo combate é muito difícil para a medicina face a sua forma de ação, pois ele não atua por si mesmo ele contamina uma célula sadia, ele não tem vida em si mesmo mas quando encontra o lugar ideal ele prolifera.
A Burocracia pode ser comparada a este vírus, ou seja quanto mais dificuldades se cria na resolução de um problema administrativo mais fácil fica de se vender as facilidades para resolução deste mesmo problema, ou seja o vírus o encontrou as condições ideais para o sua propagação.
Não se pode achar normal a prisão de uma centena de pessoas aqui em Mato Grosso na ultima operação Jurupari(maio/2010), será que todos eles agiram de forma dolosa contra as leis ambientais? Ou será a legislação permite artimanhas, idas e voltas que não saem do lugar ligando nada a coisa nenhuma, e todo mundo sabe que existe mais é conveniente para todo mundo ficar assim mesmo?
Quem saberá o qe acontece nos subterrâneos escuros dos podres poderes que dominam esta nação, suas digitais não aparecem existe um crime mais ninguém jamais saberá quem é o culpado ou quando muito prendem aqueles mais fracos na cadeia de comando.
Será que o problema não está na política fundiária brasileira cujo Código Florestal tem 20 anos tramitando no Congresso Nacional e até hoje não foi aprovado?
Talvez não interesse a ninguém a delimitação exata das terras brasileiras e, por conseguinte amazônicas de fronteiras e/ou devolutas.
Será que não é interessante as forças ocultas continuar com este descalabro no setor ambiental brasileiro. Onde a corrupção, chantagem grilagem de terras e/ou coisas do gênero imperam ad infinitum.
Não suporto mais apontar culpados e/ou inocentes, na verdade todo mundo é vitima de um sistema viciado, não precisamos de heróis paladinos do meio ambiente e da moralidade. Precisamos de pessoas simples, homens e mulheres e crianças conscientes.
Podemos construir um mundo novo que começa em cada um de nós a partir de nossas ações simples no dia a dia, sem pressa de mudar o mundo mas mudando nosso pensamento.
A ditadura do consumismo implantou um sistema descartável que domina o mundo onde todas as pessoas precisam ser iguais a zumbis andando uns atrás dos outros sem saber para onde estão indo.
Resumos Relacionados
- Embargos Ambientais
- Amazonas Da Exemplo Ao Brasil É Ao Mundo
- As Leis E O Caos
- CorrupÇÃo: Uma DoenÇa Na PolÍtica Brasileira
- Justiça: Direitos Humanos X Direitos Econômicos
|
|