Memória - dez dicas de Harvard para melhora-la
(Ângela Almeida)
O artigo descreve
sobre resultados de pesquisa na Escola de Medicina de Harvard indicando algumas
sugestões para se conseguirem uma
memória luminosa.
Alterações normais
acontecem no cérebro que podem enfraquecer
capacidades conatas o que se explicam a dificuldade de adquirir novos conhecimentos. Os estudiosos
após anos de pesquisas, concluíram que, “a maioria das pessoas pode afiar suas
mentes através de comprovadas estratégias do tipo faça você mesmo”; recomendam algumas indicações para se habilitarem
a memória enquanto se envelhecem.
1.
Acredite em si mesmo (a)
O processo de envelhecimento nada mais é que a crença de
que a idade é a grande culpada pelo enfraquecimento da memória e que ninguém
foge dessa realidade. É um mito que deve ser combatido uma vez que estudos
provaram que em pessoas de idade avançada, mas que não se submeteram à imagem deturpada com relação ao envelhecimento e à memória,
apresentam bons resultados, comparadas com outras com idade inferior submetidas
a estereótipos negativos.
2.
Economize no uso de seu cérebro.
Não sobrecarregar o cérebro com informações rotineiras. Formar
o hábito de usar agenda para anotar dia e hora de determinada tarefa como
listas de compras, consultas médicas e outras atividades. Organizar pastas de
arquivo, catalogar, descrever os
documentos em listas e etiquetar as pastas. Determinar lugares para colocar itens
de uso frequente.
3.
Organize
seus pensamentos.
Para memorizar números de telefone, CPF, Identidade,
senhas, contas bancárias etc., fragmentar em porções menores e fazer ligação
com outros números como idade de alguém, número de casa, etc.
4.
Use
todos os seus sentidos.
Para aprender algo novo, usar a associação dos sentidos. Os
odores as formas, o paladar, as semelhanças, as imagens, os sons tudo o que
possa despertar a memória fazendo relação com o novo aprendizado.
5.
Expanda o seu cérebro.
Para ampliar as regiões cerebrais que abrangem a memória e o aprendizado, estratégias
como ler em voz alta, fazer anotações, esquematizar ou desenhar o que estiver
estudando são recursos estratégicos para a memorização.
6.
Repita as
informações novas.
Para memorizar informações novas,
repeti-las em voz alta. Se acabou de ouvir o nome de alguém, pronuncia-lo
novamente como que interiorizando a informação.
7.
Espace a
sua repetição.Umainformação complicada será melhor
assimilada se repetida em espaços mais longos de tempo do que repercutida
reiteradas vezes.
8. Use
mnemônicos.
Mnemônicos
são recursos criativos para memorizar uma sequencia de itens com especificações
que não podem ser alteradas. Fazer um acróstico com as letras iniciais de cada
tópico. Ex: “Eu gosto de batata doce e feijão,
para lembrar as notas musicais E, G, B, D e F nas cifras da clave de sol.”
9. Desafie-se.
Atividades que desafiem a memória
como palavras cruzadas, quebra-cabeças, ler e repetir o que leu, discutir
livros, escrever um diário, engajar-se em ocupações que requeiram concentração e exercício de memória,auxiliam
a “manter suas
habilidades à medida que envelhece”.
10. Faça um curso.
Há muitos cursos que visam aprimorar a memória, principalmente aqueles
que visam o resgate da aptidão cognitiva ministrados por profissionais da saúde
ou psicólogos.
Traduzido por Angelyne
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