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As emissões de CO2 dos carros antigos e as normativas europeias
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Um dos maiores problemas
que as grandes cidades enfrentam é a poluição que os veículos a combustão
produzem. De facto, são numerosos os estudos científicos que registam um
aumento da incidência de enfermidades pulmonares nas zonas onde se detetou
níveis mais elevados de poluição. Por esta razão, a UE estabeleceu que todos os
carros novos que saem para o mercado devem contribuir para a
diminuição das emissões de CO2 na atmosfera. Esta lei entrou em vigor em 1993 e
deu lugar ao famoso Euro 1.

As normas atuais

Atualmente, o
regulamento europeu que controla a emissão de CO2 dos carros estabeleceu um
novo limite: o Euro 5. Este programa pressupõe uma redução de 80% das
partículas nocivas que são libertadas no ar pela combustão dos veículos que
circulam nas estradas. Mais concretamente, a quantidade de monóxido de carbono emitida
para a atmosfera não poderá ultrapassar os 500 mg/km nos motores a diesel e os
1000 mg/km nos motores a gasolina.

Esta lei entrou em vigor
em 2009 e pressupõe que todos os estados membros da UE são obrigados a rejeitar
o registo da matrícula, homologação e venda de todos os carros que não
respeitem estes limites de emissões. Por outro lado, cada vez são mais as autoridades
locais a tomar consciência da envergadura deste problema, impedindo a
circulação dos carros antigos altamente poluentes nos seus centros históricos.

A crise económica: Um fator que joga contra

É sabido que uma
percentagem elevada do CO2 que se produz nos centros urbanos provém dos carros
em circulação. Além disso, estima-se que se eliminássemos todos os carros
antigos, tais emissões seriam reduzidas para menos de metade. É por isto que
praticamente todos os estados membros UE oferecem incentivos para ajudar as
pessoas a trocar os seus carros por modelos que consomem e poluem muito menos.

Não obstante, com a
crise económica há quem prefira comprar carros em segunda mão que não cumprem
com as novas normativas europeias, já que estes são muito mais económicos.
Neste sentido, vale a pena recordar que alguns governos estão a pensar
seriamente em penalizar, sob a forma de impostos, os carros que ultrapassam as emissões de CO2 e NO2 permitidas. Por esse
motivo, comprar um carro novo é um investimento muito mais inteligente, visto
que não só nos permite



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