Os discos de travão: Do modelo tradicional aos perfurados
()
Os discos de travão são uma das peças mais importantes do carro e uma
das invenções mecânicas mais brilhantes dos últimos tempos, uma vez que nos
permite ter uma experiência automobilística mais segura. Os discos colocam-se
nas rodas do carro e permitem que estas rodem, porém, no momento em que pisamos
o travão, as pastilhas exercem pressão sobre elas para diminuir a velocidade de
rotação e facilitar a travagem.
Um modelo para cada necessidade
Atualmente existem diferentes
tipos de discos de travão. Os discos
tradicionais são compactos, têm a superfície plana e são feitos de aço com alta
concentração de carbono. O problema destes discos é que não dissipam
adequadamente o calor, daí que se utilizados constantemente, as altas
temperaturas geradas poderiam inclusive chegar a deformar o metal. Traduzindo-se
numa travagem menos eficiente.
Para evitar este
problema criaram-se os discos ventilados. Na prática, estes discos possuem ranhuras
a meio, ou seja, é como se dois discos se unissem com um espaço entre eles. É
através deste espaço que o ar circula e isto contribuiu para o arrefecimento
dos discos, tornando-se portanto mais duradouros e mais eficazes durante a
travagem.
Também existem discos perfurados. Estes têm uma superfície
superior à dos discos de travão normais, apresentando uma série de perfurações sob a
forma de túneis que permitem dissipar o calor produzido durante a fricção. Foi
demonstrado que os discos perfurados podem reduzir a distância de travagem em
40%.
Como se pode pressupor, os
discos de travão tradicionais usam-se
nos carros com pouca potência, enquanto os automóveis topo de gama usam um
modelo que combina o disco ventilado com o perfurado.
Quando se deve mudar os discos de travagem?
Os discos de travão devem ser revistos com periodicidade, uma vez que é
assim que poderá detetar qualquer tipo de anomalia. As rachadelas, as
deformações, os danos visíveis ou um desgaste assimétrico entre as superfícies
são sinais que indicam que é necessário mudá-lo.
Neste ponto deve ficar a
saber que os discos de travão mudam-se dois a dois, isto é, quando um deles
apresenta problemas, deverá trocar os dois discos do mesmo eixo de roda. Isto
também comporta uma mudança das pastilhas de travão. Não deve esquecer que
durante os primeiros 300 quilómetros terá que travar de uma forma mais suave.
Resumos Relacionados
- As Pastilhas De Travão: Essas Grandes Desconhecidas Que O Acompanham E
- Conheça Um Pouco Mais Sobre O Dvd R Dual Layer
- Www.infowester.com/hds1.php
- Como Funciona Os Sistemas De Gravação Dos Discos De Dvd Dual Layer?
- Dicas Para Armazenar As Mídias De Dvd Dual Layer
|
|