Críticas para uma arte libertária.
(Rodrigo Baldin Fernandes)
Este livro é uma reunião de críticas escritas em variados momentos, desde trabalhos acadêmicos, passando por contribuições e leituras de cunho pessoal. O fio condutor desses trabalhos está na busca por uma arte libertária, que fuja dos padrões da grande mídia. Seu maior mérito, se é que se pode chamar assim, consiste em defender a arte em sua concepção maior, livre de amarras e pronta a defender os mais belos valores.O autor é natural do Rio de Janeiro, mas viveu a maior parte da sua vida em Salvador e só recentemente voltou a morar no Rio. Desde criança sua família o inseriu no maravilhoso mundo da leitura, da música, do cinema, enfim, da arte. Em especial, o autor herdou a fome de leitura da mãe e o jeito cinéfilo do pai.George Orwell, no seu memorável livro 1984, já nos havia ilustrado a necessidade de catarse coletiva, no que ele imaginou serem exibições de cenas no cinema que chamassem o pânico, a raiva e, por fim, a consagração dos valores desejados, para delírio (e alívio) dos presentes, desgastados pela opressão incessante. Trata-se, no livro, da sessão “2 minutos de Ódio”. A semelhança não é acidental.Infelizmente, trata-se quase que somente disso: comércio, e, ao que parece, o filme atingiu seu objetivo, uma vez que a bilheteria e o ganho de imagem parecem estar indo bem. Entretanto, e para finalizar, a boa idéia original de que as máquinas, eventualmente, se tornarão conscientes e buscarão sua auto-suficiência foi relegada miseravelmente para o último plano. Outros filmes fizeram sucesso com essa temática (2001: Uma Odisséia no Espaço, Matrix, dentre tantos outros), mas esse Exterminador do Futuro 4: A Salvação é apenas mais um produto na prateleira do consumo do entretenimento cinematográfico
Resumos Relacionados
- Ecos Da História Revividos Pelo Cinema - A Sétima Arte No Rastro Da História
- A Importância Do Cinema Mudo
- Cité Cinéma - Cidade Cinema
- Doutrina E Prática Da Evangelização
- I Grande Guerra E O Passar De Testemunho Entre Paris E Hollywood
|
|