BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Contação de histórias: o ambiente
(Águeda Lemos)

Publicidade
As atividades de incentivo à leitura poderão ser desenvolvidas a partir da observação de requisitos fundamentais, seja na sala de
aula, na biblioteca ou debaixo de uma árvore, ou ainda em volta de uma
fogueira. O ambiente é muito importante. Deve ser um espaço harmonioso,
aconchegante com o mínimo de conforto, simples, sem muito detalhe chamativo e
principalmente, silencioso.

A necessidade de relatar suas sensações e seus feitos impeliram o homem desenvolvesse
aos poucos a fala ou a oralidade. O
homem das cavernas, por meio de sons guturais e gestos, já exprimia o seu
estado de alma. Gestos bruscos e sons fortes quase um rugido tinham o
significado de braveza ou bravura. Sons suaves e gestos brandos expressavam
sentimentos nobres, mais elevados.

Dessa forma é que os conhecimentos adquiridos, os costumes, a tradição
foram passando de geração a geração por meio das narrativas de fatos heroicos disseminadas e veneradas por todos até bem
depois da Idade Média mostrando que a oralidade é o veículo mais antigo,
simples e usual como forma de comunicação.

Nos dias atuais podemos tomar como exemplo de contador de histórias, a
personagem D. Benta, de Monteiro Lobato, grande divulgador do livro e da
leitura, o maior autor de literatura infantil do Brasil. D. Benta possuía o
“dom” de contar histórias e sabia exemplificar com atitudes leitoras para todos
os que conviviam com ela no sitio. Assinava jornais para manter-se atualizada e
quando contava histórias, rodeada pelas crianças e os agregados da casa, tinha
a preocupação de manter-se em nível de
igualdade com eles, permitindo-lhes a participação ativa, a manifestação de
opiniões e criticas, levando a sério seus julgamentos.

Cada prática exige um plano específico. Isto depende do local, do
público alvo, do contexto da atividade, dos recursos disponíveis...

Se a localidade escolhida é ao ar livre, a situação pede que se observem
a adequação do local. Neste caso é importante pensar numa atividade de
conformação com o papel da natureza abordando e valorizando suas riquezas; o
mundo agrícola, o mundo animal, a vida no campo etc.

No cantinho de leitura de uma sala de aula ou da biblioteca, as atividades
podem ser programadas utilizando-se até de recursos mecânicos ou tecnológicos.
Importante é fazer da sala de leitura um ambiente diferente, estimulante e
acolhedor, capaz de provocar na criança a sensação de realidade, o seu mundo de
fantasia.



Resumos Relacionados


- Contação De Histórias: A Escola

- 108 Biografias De Brasileiros Notáveis

- O Incentivo A Leitura Na Escola

- A Importancia Da Leitura

- “contadores De Histórias”



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia