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Professores reflexivos em uma Escola reflexiva.
(Isabel Alarcão.)

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ALARCÃO, Isabel.
Professores reflexivos em uma escola reflexiva – 5. Ed. – São Paulo, Cortez,
2007.



RESUMO:

Hoje vivemos em uma
sociedade bastante complexa, com informações contraditórias. O cidadão comum
dificilmente consegue lidar com essas informações. As mesmas,vem acompanhadas
de novas ideias, novas oportunidades, problemas, desafios e ameaças. O
conhecimento tornou-se um bem comum e a aprendizagem, um direito e uma
necessidade. Os professores precisam repensar o seu papel, pois juntamente com
as escolas não estão preparados para o trabalho que hoje lhes é exigido.

A escola reflexiva não
é telecomandada, é auto-gerida. Tem o seu próprio projeto, construído com a
colaboração dos seus membros. É também uma comunidade de aprendizagem e um local
onde se produz conhecimento sobre educação. A Autora complementa afirmando que
a gestão da informação é muito importante nas escolas.

A noção de professor
reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que
caracterizam o ser humano como criativo e não como reprodutor de ideias e
práticas. O professor não pode agir isoladamente na sua escola, é necessário
companheirismo e trabalho em conjunto com seus colegas de profissão. A escola
precisa pensar na sua missão e no modo como se organiza para cumpri-la.

As estratégias de
formação referenciadas tem como objetivo tornar os professores mais competentes
para analisarem as questões do seu quotidiano e para sobre elas agirem, não se
submetendo apenas pela resolução dos problemas imediatos, mas situando-os num
horizonte mais abrangente que perspectiva a sua função e a da escola na
sociedade em que vivemos.

A supervisão pedagógica
é uma atividade cuja finalidade visa o desenvolvimento profissional dos
professores, na sua dimensão de conhecimento e de ação, desde uma situação
pré-profissional até uma situação de acompanhamento no exercício da profissão e
na inserção na vida da escola. É uma atividade de natureza psico-social, de
construção intra e interpessoal, fortemente enraizadas no conhecimento do eu,
do outro e dos contextos em que os atores interagem, nomeadamente nos contextos
formativos.

O supervisor é
fundamentalmente um gestor e animador de situações e recursos intra e
interpessoais com vista à formação. A gestão de situações formativas, no
contexto da supervisão, implica capacidades humanas e técnico-profissionais
específicas. O desempenho da função da supervisão, pela sua natureza, pressupõe
pré-requisitos e formação especializada.

Como vimos, a escola
reflexiva tem a capacidade de pensar para projetar e desenvolver. O projeto de
escola, na sua dimensão de produto, é um documento. Mas é também o resultado de
um processo de vontade para concretizar, na ação, um projeto delineado, o que
faz com que ele, uma vez aprovado se constitua como referência sistemática de
atuação e avaliação.

Gerir uma escola
reflexiva é ser capaz de mobilizar as pessoas para serem esses atores sociais e
transformarem o projeto anunciado em projeto conseguido, ou o projeto visão em
projeto ação.



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