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Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva
(WAGNER; John A.; HOLLENBECK; John R.)

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Percebe-se
que através de estudos e pesquisas a ciência aplicada do
Comportamento Organizacional passa a proporcionar aos gestores do
negócio, um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o
alcance de resultados nas organizações, como também para o
desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas.



Comportamento
Organizacional - Conceito


O
Comportamento Organizacional pode ser entendido como uma ciência
aplicada que apresenta estruturação interdisciplinar pois envolve
mais de uma disciplina. Fornece instrumentos para a Administração,
buscando a solução de problemas através da articulação dos
diversos saberes. Seu principal desafio como metodologia é que
carece de fronteiras, para tanto é necessário pontuar seus
desdobramentos para compreendermos a transversalidade de cada
contribuição teórica. Utilizaremos
como exemplo, o modelo proposto por Wagner e Holenbeck, no livro
Comportamento
organizacional:
criando vantagem competitiva.


Segundo
os autores, o comportamento organizacional pode ser postulado em 3
níveis:


O
primeiro nível (comportamento micro-organizacional), tem
contribuições teóricas acentuadas na Psicologia
experimental,clínica e industrial e estudaria
as
atitudes e comportamentos individuais bem como os processos através
dos quais estes influenciariam e seriam influenciados pelos sistemas
organizacionais.
O
segundo nível (comportamento meso-organizacional), contribuições
teóricas da Psicologia Social e Sociologia. Volta-se para as
questões do comportamento das pessoas relativos aos processos de
grupos e equipes de trabalho.
O
terceiro nível (comportamento macro-organizacional),também
reconhecida como teoria das
organizações,
dá ênfase ao entendimento da organização como um todo e
apresenta marcante contribuição de 4 disciplinas, são elas:
Antropologia,
Sociologia, Ciência Política e Economia.
1-Antropologia:É
tradicionalmente a ciência que estuda as diferenças culturais. O
conceito de cultura é fundamental para analisar as questões
interculturais e foi apresentado pela primeira vez em 1871 pelo
Antropólogo Edward Tylor como: “aquele todo complexo que inclui
conhecimentos,crenças,arte,leis,moral,costumes ou qualquer outra
capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma
sociedade” Tylor apud Laraia,1993:25).
A
visão antropológica contribui com as teorias sobre influência
cultural, nesta caso a compreensão de cultura organizacional (
valores,costumes da empresa ) simbolismo e análise comparativa.
A
exemplo, podemos ressaltar o período da década de 70, precisamente
nos Estados Unidos, como um momento de acentuado interesse por
trabalhos que interpretavam o comportamento humano dentro das
empresas, neste âmbito os conceitos de cultura e sub-cultura passam
a ser utilizados com maior frequência por psicólogos e
administradores, surge a noção de “cultura da empresa”, que nem
sempre teve o mesmo significado que na Antropologia, mesmo
considerando que a cultura é construida através das relações
sociais, existe a crença de que ela possa ser manipulada.( a cultura
nas organizações é fabricada por todos as atores sociais que lhe
pertencem).
2-Sociologia:
Focaliza
no estudo do comportamento de grupos sociais, teoriza sobre estrutura
organizacional,status social, diversidade e relações institucionais


3-Ciência
Política: Teorias
sobre poder, conflito, negociação e controle
4-Economia:
Teorias sobre competição e eficiência.



Em
menor ou maior escala todas estas teorias continuam presentes em
diferentes modelos de gestão, dependendo das atividades de produção
e também das regiões de instalação.



Para
Wagner e Hollenbeck (2009, p.6) , o Comportamento Organizacional é o
campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o
comportamento humano no contexto das empresas. Investiga
o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o
comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar
esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia
organizacional.



Bibliografia:


1-WAGNER,
John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento
organizacional: criando vantagem competitiva. 2. ed.
São Paulo: Saraiva, 2009



2-REIS,
Ana Maria Viegas; TONET, Helena; BECKER JR., Luiz Carlos;
BELCZAK,Maria Eugênia.
Desenvolvimento de equipes. Rio
de Janeiro: FGV editora, 2006.



3-PINA
E CUNHA,M.;CABRAL-CARDOSO,C.;CAMPOS E CUNHA, R.;REGO,A.-Manual
de Comportamento Organizacional e Gestão 6
edição - 2006 Editora RH,Pt.



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