Essencial
(Gabriel Flamens)
LIMITES A SUPERAR
A capacidade humana de adquirir conhecimentos através da
análise comparativa é muito grande, mas tem limites que podem ser superados.
A superação dos limites da racionalidade coloca o homem diante
de uma possibilidade muito ampliada de
realizações, seja no âmbito pessoal, profissional, científico, artístico e até religioso.
Como sabemos, tomamos decisões acerca do que fazer ou não
fazer, de acordo com o entendimento que elaboramos; este entendimento é
produzido em nosso cérebro pelos nossos neurônios (grupo de células altamente
especializadas).
Sabemos também que o grupo de neurônios que elabora o
entendimento a partir do estímulo da visão não é o mesmo que elabora o entendimento
a partir do estímulo da audição, temos outro diferente para o estímulo do
paladar, outro do tato, outro do olfato e assim por diante, numa variedade e
diversidade tão grande que não podemos descrevê-la no curto espaço aqui
disponibilizado.
Os cinco sentidos antes descritos são tão presentes e
atuantes em nossas vidas, que chegamos a sustentar que nada existe que eles não
possam compreender e explicar. Além disso, somos bombardeados continuamente por
palavras e ações que exigem destes sentidos uma atuação contínua a intensa,
produzindo em nossos neurônios especializados na elaboração do conhecimento sensorial
um estímulo tão grande, que os torna enrijecidos e insensíveis ao apelo da
outra realidade que, sendo igualmente nossa, atua em nossas vidas de modo a nos
conferir a condição humana, mas não pode fazê-lo de modo mais completo por
causa dos bloqueios que nossos sentidos carnais lhe impõem.
Aqui nos deparamos com o enorme desafio de atribuir
veracidade ao que supera a racionalização lógica, se só dispomos da
racionalização lógica para analisar e concluir acerca do que a supera, ou seja,
a produção genial e a realidade do que existe por si mesmo e faz emanar de si a
Fonte de Vida.
Nossa tendência natural é negar esta possibilidade e até
elaboramos questionamentos para os quais supomos que temos a resposta na ponta
da língua: Para que e por que devemos
cogitar disso? Que benefícios isso pode nos trazer? E concluímos
precipitadamente: NENHUM!!!
Essa conclusão precipitada e conveniente nos causa um certo
mal estar, cuja origem nossa racionalização lógica tem dificuldades para
identificar, mas sabemos que é proveniente da solicitação do nosso componente
de natureza NÃO material, para que lhe permitamos atuar em nossas vidas de modo
mais completo.
Estão identificados os limites a superar, que são os condicionamentos/impedimentos
impostos pelos 5 sentidos carnais que, uma vez superados, estão criadas
condições para que entrem em ação os grupos de neurônios especializados na
elaboração do conhecimento proveniente de fonte extrassensorial.
Ao acessar esta fonte, o cientista produz com genialidade; o homem
comum que mal entende o “be a Bá” da vida, encontra as respostas que lhe
proporcionam intenso bem estar consigo mesmo e os religiosos de fé profunda
acionam os seres do plano divino, tornando-se mensageiros de paz e curadores
dos males que torturam as pessoas.
Gabriel Flamens, no seu livro “Essencial”, pgs. 58 a 70,
quase conseguiu tornar compreensível o imponderável que está presente em tudo
que existe, oferecendo à compreensão racional um termo de comparação que lhe
permite reconhecer um sentido naquilo que a supera.
Ali o autor descreve, de forma minuciosa, o processo de
formação dos corpos materiais, por adensamento de parte da Fonte de Vida, enseja
entendimento da diferença entre Alma e Espírito, o qual tem na Alma seu meio
natural de locomoção, bem como evidencia a onipresença de Deus.
É possível superar os limites da racionalização lógica, seja
através do desenvolvimento mental ao extremo, seja por um ato de fé profunda,
ou seja por simples ato de vontade, capaz de neutralizar momentaneamente os
grupos de neurônios especializados na elaboração de conhecimentos por estimulação sensorial e, consequentemente,
criar condições para que entrem em ação os grupos de neurônios que elaboram
conhecimentos por estimulação extrassensorial.
Aqueles que se empenham na formulação de meios e métodos de
dotar as gerações jovens de recursos intelectuais capazes de fazê-las vencer
num mundo cada vez mais competitivo, ao adquirirem consciência do enorme
potencial de realização que adquire quem acionar os neurônios extrassensoriais,
certamente reformularão seus métodos de ensinar e passarão a desenvolver uma
metodologia capaz de superar os limites da racionalização lógica e acionar os
neurônios que elaboram conhecimentos por estimulação extrassensorial de seus
alunos.
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