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http://elideo.blogspot.com/2012/05/funcao-educacional-da-escola.html
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EscolaEtimologia O termo Escola deriva do latim “Schõla” que significa “lugar de estudo”[2].Origem e sua evoluçãoA escola como instituição surge entre os povos orientais (Egipto, China, Índia,...) onde tinha um carácter tradicionalista cujo objectivo era transmitir as tradições e costumes principalmente do cunho religioso com ênfase na educação dos letrados cujo cargo estava na manutenção dos cultos religiosos com ensino da escrita e leitura.As escolas tiveram varias transformações com o andar do tempo onde temos:· Na antiguidade clássica a escola assumiu duas expressões características: a pedagogia da personalidade (desenvolvimento individual); na pedagogia dos humanistas que preocupava-se em desenvolver o Homem do sistema educacional representativo da realidade social. Nesta fase temos como referencia as escolas tradicionais onde se ensinava os hábitos e costumes do povo (ritos de iniciação), estas escolas eram designadas tradicionais;· Durante a idade média, as escolas eram designadas cristãs primitivas, tinham ênfase nas catedrais e nos mosteiros, com vista educar os indivíduos segundo os ensinamentos da sagrada escritura e interpretadas pelas autoridades eclesiástica[3] os cristãos estavam divididos e o controlo educacional exercido pela igreja de Roma começou a ser contestado pelos protestantes; foi nesta idade em que a educação tornou-se produto da escola. Pessoas especializaram-se na tarefa de transmitir o saber, e espaços específicos passaram a serem reservados para essa actividade;· Idade moderna (escolas publicas) segundo Martino Lutero (1483-1546) na educação devia-se libertar das amarras que a aprendiam a igreja e subordinar-se ao estado. Só assim o ensino poderia atingir todo povo, nobres e Plebeus, ricos e pobres, meninos e meninas. Caberia ao estado tornar a frequência à escola obrigatória e cuidar para que todos os seus subordinados cumprissem á obrigação de enviar seus filhos á escola, porem nas escolas modernas acrescentou-se a lógica e as matemáticas e deu grande ênfase a ciência, música e ginástica. Portanto os estados da época começaram a organizar sistemas próprios da escola, transferindo para o seu controlo as antigas escolas monacais (relativas a vida) e paróquias. Nesta fase as escolas atingiram o apogeu no século XX de ponto de vista material com vista à socialização dos indivíduos para o desenvolvimento da personalidade. Esta escola é principalmente caracterizada pelos seguintes aspectos:a) Psicológico: as escolas seleccionam os valores de acordo com as suas condições individuais, isto é, de acordo com as suas potencialidades e aptidões pessoais;b) Social- é dever da escola procurar elevar o nível cultural dos membros da sociedade, ou seja, cada sociedade procura incumbir e perpetuar a cultura;c) Político- assegura a educação dos indivíduos em comum, dando-lhes condições idênticas, nivelando-o de elementos comuns (objectivos e perfil do formando);d) Pedagógico- pretende que as instituições educacionais tenham condições de se ministrar as suas aulas de acordo com o espaço e o tempo, isto é, passar de um tipo escolar para o outro.As escolas públicas podem ser gerais e profissional; as gerais subdividem-se em ensino primário e ensino secundário e nas profissionais encontramos os IFP´s[4], EAO[5], Universidades, etc. Com o desenvolvimento da rede escolar surgem as escolas particulares com a mesma finalidade, embora estas possuam uma administração privada.Com estas características torna-se um fenómeno de múltiplos aspectos o que exigem da escola uma constante especialização e adequação as novas realidades e necessidades da sociedade.



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