Mercado
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Demanda de Mercado -> Podemos definir a demanda/procura como sendo a quantidade de bens ou serviços que os consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo.Pressupostos da Demanda:“Animus” -> A vontade de comprar, o desejo de comprar. Tudo praticado conscientemente é chamado, no Direito, de “Animus”.Capacidade Financeira -> A renda do agente econômico.Então, denominamos “demanda” ou “procura” as diversas quantidades que o sujeito/agente econômico está disposto e apto pela capacidade financeira a adquirir conforme os diferentes níveis de preços, num determinado período de tempo. A Lei da Demanda é a relação que se estabelece entre a quantidade procurada e o preço do bem, porque a demanda varia em função dos preços. Por isto, a um dado preço a quantidade demandada é a quantidade máxima que os compradores desejam comprar por aquele preço, mas nem sempre a quantidade demandada é igual à quantidade comprada. Na Lei da Demanda, enuncia-se por quanto que quando um preço sobe, a quantidade de demanda diminui e isto é conhecido como “Coetris Paribus”. Outros fatores seriam os determinantes/pressupostos da demanda, fatores estes que não são os preços. Quando esses outros fatores não se alteram (“Coetris Paribus”), podemos afirmar que a quantidade demandada de um bem e o seu preço possuem uma relação negativa, ou seja, a quantidade demandada cai se o preço subir, e reciprocamente, a quantidade demanda sobe se o preço cair.Coetris Paribus -> Significa “manter inalterados os valores subjetivos que alteram essa lei”. Estes valores são: a renda, os gostos e as preferências do consumidor.Efeitos da Lei da Demanda:Comprador Adicionado -> É aquele em que um preço mais baixo atrai novos compradores.Renda de um preço mais baixo -> Um preço mais baixo permite aos compradores comprar um mesmo número de bens com menos dinheiro. O dinheiro que sobra equivale a possuir uma renda. E parte desta renda pode ser utilizada na compra de outros bens.Substituição de um preço mais baixo -> Um preço relativo de um bem mais baixo significa que o consumidor sacrifica menos de outros bens para comprar um determinado bem cujo preço tenha diminuído. Isso incentiva os compradores a substituir em favor desse bem.Outras variáveis que afetam os preços dos bens: 1) A Renda dos Consumidores -> Levando-se em consideração a renda dos consumidores, veremos o aparecimento de três tipos de bens: () Bens normais -> É aquele que aparece quando a renda do consumidor aumenta e a demanda por produtos também aumenta. () Bens inferiores -> Trata de uma classe em que a demanda aumenta quando a renda dos consumidores diminui. () Bens de consumo saciado -> É aquele que quando a demanda por um bem não é influenciada pela renda do consumidor. São bens primários. 2) Preços de Bens Substitutos -> A demanda por um bem ou serviço pode ser influenciada pelos preços de outros bens. Exemplo: O aumento do preço da carne pode dirigir a demanda por peixe, isto é, se o preço do peixe for menor que o preço da carne. 3) Preço dos Bens Complementares -> Acontece quando existe uma relação inversa entre o preço do bem e a demanda por outro. Exemplo: Se o preço da gasolina subir muito, poderá afetar a procura por automóveis movidos por este combustível e o aumento de demanda por automóveis a álcool.4) Preferências e Hábitos dos Consumidores -> A demanda por um bem ou serviço sofre a influência direta dos hábitos e preferências dos consumidores. Por isto, os gastos com publicidade e propaganda visam justamente aumentar a procura por bens ou serviços, justamente influenciando essas preferências e hábitos.Bem de Giffen -> É uma exceção à lei da demanda. Trata-se de uma situação pouco encontrada na prática e, também conhecida como Paradoxo de Giffen . Acontece quando existe uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade demandada por ele, em que, a queda do preço de um produto não aumenta sua demanda. Mas sim, faz os consumidores irem em busca de outros produtos.Oferta de Mercado -> Podemos conceituar “oferta” como sendo as várias quantidades de um produto ou de um serviço que os produtores desejam oferecer ao mercado, num determinado período de tempo. Todavia, a quantidade ofertada por um determinado preço, nem sempre é igual à quantidade vendida. Então, a quantidade ofertada por um determinado preço, é a máxima quantidade que os vendedores desejam vender por aquele preço, preço este sendo o preço de oferta.Equilíbrio de Mercado -> Dizemos que um mercado está em equilíbrio quando os preços ali praticados não apresentarem tendência de alteração. Esse preço será atingido quando a quantidade demandada for igual à quantidade ofertada, então, somente com o preço de equilíbrio, os compradores poderão comprar as quantidades que desejarem, e os vendedores vender as quantidades que desejarem.Lei dos Rendimentos Decrescentes -> Elevando-se uma determinada quantidade de fatores variáveis, e permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção resultante crescerá inicialmente a taxas crescentes. A seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, o resultado da produção continuará a crescer, porém, por taxas decrescentes, ou seja, com acréscimos cada vez menores. Continuando o processo de aplicação de tentativas de aumento do fator variável, a produção total atingirá um limite máximo (Ponto de Ruptura ou Ponto Ótimo) e depois decresce ao ponto de zerar se o processo não for interrompido.Consumo -> Aplicação, uso ou desgaste de um bem econômico, praticado pelo indivíduo, empresa ou pelo Estado.
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