Projetos de novos negócios
(Fabiane Bertoldi)
Desenvolver ideias inovadoras é uma meta de muitos brasileiros, mas nem
sempre elas se concretizam por falta de recursos e de conhecimento
técnico. Estudos do Global Entrepeneurship Monitor (GEM), realizado em
parceria com a London Business School, o Babson College e, no Brasil,
Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP),
revelam que o País está entre as nações mais empreendedoras do mundo.
A força deste empreendedorismo está na juventude e pode ser medida pela
capacidade de renovação nas duas faixas etárias que mais crescem quando o
assunto é novos negócios. Hoje, o grupo dominante é formado por jovens
adultos de 25 a 34 anos - soma 22,4%. Mas os que têm de 18 a 24 anos vêm
logo atrás e formam a faixa que mais cresceu na última década: 7,4%.
Outra pesquisa, realizada pela agência paulista Namosca – especializada
em marketing jovem, revelou que 39% dos universitários pensam um dia ter
o próprio negócio. Segundo o levantamento, apenas 4% disseram que não
pretendiam empreender, demonstrando o grande potencial criativo no meio
acadêmico.
Dois exemplos desta realidade podem ser conhecidos em Jaraguá do Sul,
onde egressos da Católica de Santa Catarina colocaram em prática o que
aprenderam em sala de aula, para viabilizar novos empreendimentos.
Formado em Engenharia de Produção, Sidernei Adriano Karsten conta que a
ideia de montar uma empresa surgiu em março de 2011, depois de ter
visitado diversas microcervejarias da região. Neste mesmo semestre, o
jovem havia se matriculado na disciplina de Estágio Curricular
Obrigatório, juntando a proposta de negócio com a disciplina. Conversou
com professores e conseguiu usar como tema de estágio a elaboração de um
plano de negócios para implantar uma microcervejaria na região de
Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina.
Resumos Relacionados
- Http://www.belasantacatarina.com.br/
- Empreendedorismo - O Foco Na Empresa
- O Que é Um Negócio?
- Www.fortunaemcas.forumeiros.com
- Definição De Plano De Negócios
|
|