História das Ideias Pedagógicas
(Gadotti)
Johann Amos Comenius (Checoslováquia, 1592 - 1670) - Valorização da educação musical; - Importância da definição de espaços exteriores que promovem o contacto com a natureza. Comenius, cujo espírito humanístico e cultural vai marcar toda a Europa do século XVII, foi o primeiro grande mestre a defender a escola como o lugar fundamental para a educação do homem, lançando as bases para a pedagogia moderna. A sua reforma educativa consistia, acima de tudo, na busca de uma renovação moral, política e cristã da humanidade, considerando que o processo de instrução e educação era fundamental para aumentar e assegurar o bem-estar de um país. Apontou como essencial a constante busca do desenvolvimento do indivíduo e do grupo, uma vez que um melhor conhecimento de si próprio, a par da capacidade de auto-critica, promove melhores relações sociais. Com efeito, defendia a ideia de “escola para todos”, cuja difusão e organização deveriam ser da responsabilidade das entidades governamentais, exigindo com firmeza que a educação primária fosse obrigatória. Baseava o seu método pedagógico nos processos naturais de aprendizagem como a indução, a observação, os sentidos e a razão, considerando que toda a aprendizagem deve ser iniciada pelos sentidos, uma vez que as impressões sensoriais obtidas através da relação com a natureza e os objectos, são internalizadas e mais tarde interpretadas pela razão. Conferia ainda uma grande importância à educação musical defendendo que nada elevava tanto a alma como uma canção. Idealizou uma escola primária em cada povoação e salientava também a importância da educação formal das crianças mais pequenas, preconizando a criação de escolas infantis. “Projectou” uma arquitectura para as escolas valorizando a presença de pátios e jardins com árvores e flores junto às salas de aula, cujas paredes deveriam ser decoradas com quadros, para as crianças poderem brincar. Em suma, a obra de Comenio apresenta já algumas características fundamentais da instituição escolar moderna que ainda hoje permanecem actuais, como a construção da infância por meio de uma escolaridade formal, em que a criança se vai soltando do meio familiar para o meio escolar/social, e a organização da transmissão de saberes com base no método da instrução simultânea, em que um educador/mestre transmite saberes a um determinado grupo de crianças que são organizadas de acordo com a sua idade. No século XVII era já visível a valorização da educação musical e do contacto da escola com a natureza.
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