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História das Ideias Pedagógicas
(Gadotti)

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Jean Jacques Rousseau (França, 1712 - 1778) - Reconhecimento da infância como um estado próprio, com características e necessidades específicas; - Estimulação das faculdades visuais da criança, que devia apreender e representar o meio envolvente tal como ele é; - Valorização do contacto com os ambientes naturais por oposição aos grandes centros urbanos;- Equilíbrio entre as necessidades corporais e o desenvolvimento mental da criança. Rousseau propunha a liberdade/igualdade do indivíduo, a exaltação da natureza e a actividade criadora, aderindo sempre a uma concepção vitalista e optimista do homem e da natureza. A sua proposta pedagógica tinha um interesse não só pedagógico mas também político, acreditava que, através da educação, poderia criar-se uma sociedade fundada na família, na pátria e na natureza. O seu livro “Émile ou de l’éducation” (1770), onde defende o afastamento da escola da vida da cidade, em favor de uma implantação rural afirmando que “a melhor escola é à sombra de uma árvore”, teve uma grande influência nas ideias educacionais impulsionando uma nova percepção acerca da natureza da criança e do seu processo educacional. Rousseau é o primeiro a descrever um sistema de educação de acordo com a natureza específica da criança, considerava a infância como uma fase em que se vê, pensa e sente o mundo de um modo próprio. Assim, a acção do educador devia ser uma acção natural, que levasse em consideração as peculiaridades da infância como a ingenuidade e a inconsciência. Defendia, pois, que a aprendizagem da autonomia se conseguia através da acção, que as ideias se conformavam a partir de relações reais através da observação, onde os sentidos e sentimentos cumpriam uma função pedagógica importante na produção de humanidade. Ao contrário da disciplina rígida e do excessivo uso da memória vigentes na altura, valorizava o desenvolvimento das faculdades visuais e criativas da criança, enfatizando a importância do reconhecimento das formas através da visão. Para Rousseau a natureza devia ser o professor e as “coisas” o único modelo a seguir, ou seja uma casa devia ser desenhada a partir de uma casa, uma árvore a partir de um árvore, um homem a partir de um homem. Considerava ainda que cada criança deveria aprender individualmente de acordo com as suas necessidades. Rousseau foi, pois, o primeiro a alertar para a necessidade de educar e socializar a criança num ambiente holístico onde fosse possível encontrar o equilíbrio entre as necessidades corporais da criança e o desenvolvimento da sua mente. Assim, valorizava o meio rural como local mais adequado para a implantação de escolas, uma vez que este permite, à partida, um contacto mais saudável da criança com o seu ambiente próximo, defendendo que a escola deveria apresentar uma forma vernácula de modo a desenvolver nas crianças uma melhor compreensão do seu contexto. Para ele a principal finalidade da educação infantil era ensinar a criança a viver e a aprender a exercer a sua liberdade, tendo a sua teoria influenciado outros teóricos educacionais que se lhe seguiram como Pestalozzi, Owen e Froebel.



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