Abordagem humanística da Administração
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Com
o advento da abordagem humanística, a teoria de gerenciamento passa por
uma revolução conceitual: a transferência da ênfase nos antes que a
tarefa (administração científica) e estrutura organizacional (para a
teoria clássica de administração) para se concentrar nas pessoas trabalhando ou participando de organizações. Com
a abordagem humanística, a preocupação com a máquina e do método de
trabalho para a organização formal e os princípios de gestão aplicáveis
??aos aspectos organizacionais, dar prioridade às preocupações sobre o
homem e seu grupo social: aspectos técnicos e passa formais aspectos psicológicos e sociológicos.Escola das relações humanasA
teoria das relações humanas (também chamados de administração da escola
humanista), desenvolvidos por Elton Mayo e seus colaboradores nos
Estados Unidos surgiu como uma conseqüência imediata dos resultados dos
experimentos de Hawthorne. Foi basicamente um movimento de oposição à teoria clássica da administração.A
escola de relações humanas cresceu, em parte, porque a abordagem
clássica não poderia eficiência suficientemente produtivos e harmonia no
local de trabalho. Isso aumentou o interesse em ajudar os gestores a gerir mais eficazmente os recursos humanos de suas organizações. Vários teóricos tentou fortalecer a teoria da organização clássica com elementos da sociologia e da psicologia.A linha de pesquisa nessa escola é a de Elton Mayo e alguns outros colegas de Harvard, incluindo Fritz J. Roethlisberger e William J. Dickson,
que realizou uma série de estudos na empresa Western Electric entre
1924 e 1933, que se tornou conhecido como "a estudos de Hawthorne,"
porque muitos deles foram feitos no Ocidente planta Hawthorne elétrica
perto de Chicago. Estes estudos investigaram a relação entre a quantidade de iluminação no local de trabalho ea produtividade dos trabalhadores. Os
pesquisadores concluíram que os funcionários trabalham com mais
determinação, se a gestão se preocupava com seu bem-estar e se os
supervisores são pagos atenção especial. Esse fenômeno ficou conhecido mais tarde como o efeito Hawthorne.Os
pesquisadores também concluíram que os grupos de trabalho informais (o
ambiente social dos funcionários) têm uma influência positiva sobre a
produtividade. Muitos
ocidentais funcionários elétricos sentiu que seu trabalho era chato e
absurdo, mas as suas relações e amizades com os colegas, às vezes,
sujeitos à influência de um antagonismo comum contra os patrões, deu
algum significado ao seu trabalho e eles ofereceu alguma proteção contra a gestão. Portanto,
a pressão dos colegas muitas vezes representado uma grande influência
para aumentar a produtividade do trabalhador exige que o manejo. Assim
maio foi da opinião de que o conceito de homem social (impulsionado por
necessidades sociais, ansiosos relacionamentos gratificantes no
trabalho e mais sensível às pressões do grupo de trabalho que o controle
administrativo), era complemento necessário para o velho conceito de
homem racional, motivada por necessidades financeiras pessoais.Ao
destacar o social, o movimento das relações humanas melhorou a visão
clássica de que a produtividade quase exclusivamente considerada como um
problema de engenharia. De
certa forma, Maio redescobriu o velho princípio pelo qual Robert Owen,
uma verdadeira preocupação para os trabalhadores, as "máquinas vitais"
como Owen usados ??para chamá-los, iria pagar dividendos.Além
disso, esses pesquisadores enfatizaram a importância do estilo do
gerente e, assim, revolucionou a formação de administradores. A atenção estava cada vez mais focado em ensinar habilidades de gestão, ao contrário de habilidades técnicas. Finalmente, o seu trabalho reavivou o interesse na dinâmica de grupo. Administradores
começaram a pensar em termos de processos e prêmios de grupo para
complementar seu foco anterior sobre o individual.
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